uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Limpeza de caminhos florestais no concelho de Abrantes

Cerca de 17 km de caminhos públicos florestais estão a ser alvo de trabalhos de limpeza e beneficiação no concelho de Abrantes. Estes troços da rede viária florestal foram identificados como prioritários no planeamento para 2018 do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e localizam-se na Matagosinha (Carvalhal), Sentieiras e Colmeal (Fontes), Ribeira da Brunheta (Aldeia do Mato e Souto), Casal da Serra (Martinchel) e Lampreia (Alvega e Concavada).
A intervenção foi adjudicada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e resulta de uma candidatura apresentada pelo município de Abrantes. A correcção e o alargamento dos caminhos públicos, em geral em terra batida, são o objectivo da intervenção, de modo a melhorar a segurança e a capacidade de resposta em caso de incêndio florestal, assim como a facilitar o acesso dos proprietários aos seus terrenos para a realização de limpeza e manutenção dos mesmos.
Ainda no âmbito das medidas preventivas contra os incêndios florestais, foi aprovado na reunião de câmara de 24 de Julho, a abertura de um procedimento administrativo para instalação e beneficiação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios, através de faixas de interrupção de combustível, a executar nas freguesias de Alvega, Concavada, S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, classificadas pelo ICNF como de prioridade 2.
A intervenção, financiada a 100% pelo Fundo Florestal Permanente, realiza-se num total de 139 km, tendo como preço base máximo os 208.500 euros (mais IVA). Dos trabalhos constam a abertura de uma faixa de interrupção de material vegetal, com cerca de 10 metros para cada lado da rede viária florestal e a abertura de uma rede viária florestal, nivelada para trânsito de viaturas, a executar exclusivamente com movimentação de terras e remoção parcial ou total de material vegetal.

Mais Notícias

    A carregar...