uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Já cá faltava uma imitação da “Tomatina” espanhola de Buñol

Não sei o que aconteceu mas parece que a imaginação de muita gente emigrou para longe ou nunca existiu e à conta disso proliferam o que a minha avó designava por macaquinhos de imitação.
Depois de copiarem o Congresso da Sopa, a Festa da Flor e outras iniciativas que ganharam algum relevo na região, eis que a Associação 20 Km de Almeirim decidiu copiar a “Tomatina”, em que pessoas atiram tomates umas às outras, que se realiza em Espanha na zona de Valência e que atrai muitos turistas.
Diz a organização que além da boa disposição a iniciativa serve para divulgar a agricultura e o sector do tomate, como se tanto a agricultura como o sector do tomate fossem desconhecidos e precisassem de divulgações destas.
E embora o tomate usado no evento seja considerado matéria excedentária e de reduzido valor comercial não deixa de ser uma pena destruí-lo assim. Voltando à minha avó e à sabedoria popular dos portugueses mais velhos, muitos dos quais passaram fome, com a comida não se brinca. Ou, na versão católica, deitar comida fora é pecado!
Maria Celestina Rodrigues Bento

Mais Notícias

    A carregar...