Abrantes organizou um torneio de futebol de iniciados para dar tarimba aos seus jovens
Os melhores dos clubes do concelho viveram a experiência de jogar contra alguns dos melhores de Portugal e Espanha. Em Abrantes foi criada uma selecção com os melhores jogadores do concelho para disputar o Torneio Internacional de Iniciados, que decorreu naquele concelho de 17 a 19 de Agosto e onde estiveram em competição equipas como Celta de Vigo, FC do Porto e Sporting. Os resultados foram desanimadores, mas para os jogadores e equipa técnica valeu pela experiência.
O objectivo era marcar pelo menos um golo no Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes. Em seis jogos a tarefa podia não parecer difícil, mas lá houve um momento de sorte e a selecção de jogadores dos vários clubes de Abrantes conseguiu evitar ficar a zero. O autor da proeza chama-se Guilherme Matias e foi um dos 20 escolhidos para fazer parte da Selecção de Abrantes criada para competir com as melhores equipas do país e da Europa que estiveram este ano naquela competição. Pode parecer pouco mas para as derrotas que estes jogadores sofreram, com o Celta de Vigo que lhes deu uma abada de 21-0, ou com o FC Porto por 18-0, não foi nada mau.
“A ideia de criar a selecção com os melhores iniciados de Abrantes surgiu porque no concelho nao existe nenhuma equipa do escalão nas competições nacionais de futebol e quisemos proporcionar aos melhores do concelho a oportunidade de jogar contra equipas de um nível superior”, explica o seleccionador Miguel Marques, a
O MIRANTE. O seleccionador iniciou a escolha ainda na época anterior onde todos os iniciados de segundo ano tiveram a oportunidade de treinar para depois chegar aos 20 seleccionados que participaram na competição.
Na opinião do treinador correu tudo bem, “menos dentro de campo”, devido aos fracos resultados mas a intenção “era proporcionar esta experiência a este jovens para eles se aperceberem de como é a realidade do futebol e de terem também a oportunidade de poderem jogar contra os melhores”.
O estágio decorreu na Pousada da Juventude em Abrantes onde estiveram duas semanas em concentração tal como fazem as equipas profissionais e onde foram afinados os últimos pormenores. Para Miguel Marques esta experiência “é sempre um motivo de aprendizagem porque ganhando ou perdendo estamos sempre a aprender e conseguimos sempre corrigir alguns aspectos”, confessa.
A ganhar ou a perder Luís Mateus era um pai orgulhoso por o seu filho fazer parte dos 20 melhores de Abrantes. O filho Diogo Mateus, de 14 anos, é jogador dos Dragões de Alferrarede e Luís gostava de ver o seu menino ser chamado à selecção nacional, mas tem consciência de que é muito difícil. Na altura da entrevista assistem os dois à final do torneio, onde disputavam o primeiro lugar FC Porto e Sporting. O pai torcia pelo Sporting mas o coração do filho sofria pelo Porto.
Quando Diogo foi chamado à selecção o jovem diz ter sentido uma sensação única que não consegue explicar. “Foi uma oportunidade de jogar contra os melhores do país e também da Europa. Ficámos em último mas correu bem porque fiz a assistência para o único golo que marcámos no torneio”. Diogo gostava de ser jogador profissional de futebol mas sabe que é quase impossível e, por isso, “os estudos estão primeiro”.
Na equipa não há estrelas, mas Guilherme Matias, 13 anos de idade, que joga no Benfica de Abrantes e foi o médio-centro que marcou o único golo da selecção, contra a equipa do Belenenses, foi o herói. “O que mais gostei foi de poder jogar contra equipas deste nível. Para nós não interessam os resultados mas sim a experiência e o que levo de melhor desta competição foi ter marcado o golo”. Diogo não tem nenhum jogador preferido e torce pelo Liverpool.
O jogador mais divertido da equipa era Bernardo Gomes de 14 anos de idade. Senti-me contente por ter trabalhado muito e depois ter sido seleccionado”. Adorou a parte do estágio porque houve sempre muito bom ambiente. Diz que não pode contar as coisas mais engraçadas, talvez porque o treinador estava a assistir à entrevista. Quanto a ser jogador profissional um dia, o jovem diz ser muito baixinho e os seus pés também não ajudam muito. “Não tenho metade da qualidade daqueles que jogam profissionalmente”, refere.
Quem é o seleccionador Miguel Marques?
Miguel Marques diz que nunca foi um “grande jogador”. Esteve durante cinco épocas ao serviço dos Dragões de Alferrarede e passou por Vila de Rei onde disputou os campeonatos do INATEL. É treinador há 17 anos e vai-se dividindo entre treinador principal e treinador de guarda redes no Eléctrico de Ponte de Sor. Também esteve ao serviço da Associação de Futebol de Portalegre como técnico de guarda-redes e participou no torneio das selecções distritais da Federação Portuguesa de Futebol na Cidade do Futebol em Oeiras. É licenciado em Desporto mas não exerce na área. Neste momento trabalha nos Serviços Municipalizados de Abrantes.
Presidente da Câmara de Abrantes assistiu a alguns jogos da sua selecção
A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que diz a O MIRANTE ser uma apreciadora de futebol, e conhecer muitas das regras, refere que esta foi a festa do futebol no concelho, “num escalão que importa valorizar porque queremos estimular a prática do desporto e ao mesmo tempo trazer a Abrantes as melhores equipas do país e da Europa e proporcionar a estes jovens a oportunidade de jogar contra os melhores”.
A autarca diz ainda que outra das vantagens para o concelho é que a organização de um campeonato como este tem a particularidade de trazer com as equipas outras pessoas, quer sejam familiares ou outros que ficam a conhecer o concelho e podem alavancar a economia do concelho. A presidente acompanhou alguns jogos da sua selecção mas não tantos como gostaria e independentemente dos resultados a equipa vai ser recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Porto vence Torneio
O Futebol Clube do Porto venceu o Sporting por 2-1 no Torneio Internacional de Iniciados, que decorreu em Abrantes. Na competição, que teve lugar entre os dias 17 a 19 de Agosto, participaram o Celta de Vigo, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga, Clube Futebol “Os Belenenses” e uma selecção concelhia com atletas de Abrantes escolhidos pelo seleccionador abrantino Miguel Marques. A classificação do torneio ficou ordenada da seguinte maneira; 1º - Futebol Clube do Porto; 2º - Sporting Clube de Portugal; 3º - Real Club Celta de Vigo; 4º - Sporting Clube de Braga; 5º - Clube de Futebol “Os Belenenses” e em 6º - Selecção Concelhia de Abrantes. A competição teve este ano como patrono o seleccionador nacional de sub-18, Filipe Ramos.