uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parceria em Tomar alia os estudos superiores ao hóquei em patins de topo

Parceria em Tomar alia os estudos superiores ao hóquei em patins de topo

IPT aberto a todos os jogadores do Sporting de Tomar que nele queiram iniciar ou completar os seus estudos. Clube e Politécnico de Tomar desenvolvem colaboração pelo terceiro ano consecutivo que visa o fomento da prática desportiva e concede benefícios aos atletas estudantes.

Hernâni Diniz e Pedro Martins, ambos com 23 anos, são jogadores da equipa sénior de hóquei em patins do Sporting Clube de Tomar, que disputa a 1ª divisão nacional e são estudantes no Instituto Politécnico de Tomar. Hernâni estuda Engenharia Informática e está matriculado no terceiro ano. Pedro vai iniciar este ano lectivo o mestrado em Gestão.
Hernâni, avançado, joga hóquei há quase uma década, esta é a sua quinta época enquanto sénior na equipa. Pedro Martins, defesa/médio, joga há 13 anos e vai na quarta época no clube nabantino. Os jovens desportistas inserem-se na estratégia do Instituto Politécnico de Tomar que visa o fomento da prática desportiva, ao nível da manutenção e também da competição, e tem programas de acção sob a responsabilidade dos seus Serviços de Acção Social em articulação com a Associação de Estudantes.
Algumas das benesses oferecidas são o subsídio das propinas, de refeição ou de alojamento. Hernâni e Pedro vivem em Tomar e por isso, dizem, não devem usufruir dos subsídios de refeição e alojamento, mas a ajuda às propinas é bem-vinda.
Segundo Eugénio de Almeida, presidente do IPT, ainda é demasiado cedo para perceber o impacto desta parceria entre a instituição de ensino e o clube que caminha para o terceiro ano. Mas pode já afirmar que tem sido muito positiva mostrando que a prática desportiva é possível e desejável no meio académico. O presidente realça que o IPT é uma casa aberta a todos os jogadores que nela queiram iniciar ou completar os seus estudos.

Plantel renovado e novo treinador
A apresentação oficial da equipa sénior de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Tomar (SCT), para 2018/2019, aconteceu no campus do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e não foi por acaso, pois essa entidade tem sido um importante parceiro do clube. Dos dez nomes que integram o grupo há três novidades: Guilherme Silva, João Candeias e Carlos Silva, que regressa depois de quatro épocas ao serviço do Benfica e de uma breve passagem pelo Valença.
Hernâni Diniz, Pedro Martins, Diogo Alves, Alexandre Marques, João Sardo, João Alves e Ivo Silva, o capitão, que aos 28 anos vai já na 11ª época na equipa sénior, completam a equipa que conseguiu a oitava posição do campeonato nacional na última temporada e atingiu novamente a final four da Taça de Portugal.
Na equipa técnica destaca-se o novo treinador Jorge Godinho que enfatizou a categoria dos jogadores, onde mais de metade (seis) são internacionais nos diferentes escalões, a importância do apoio do público e a ambição de alcançar um resultado igual ou ainda melhor que o da última época.
O IPT e o Sporting de Tomar estabeleceram um protocolo de cooperação há três anos que tem sido proveitoso para ambas as partes. Ricardo Cardoso, director desportivo do clube responsável pelo hóquei, afirma que está consciente da responsabilidade que é levar o nome do IPT para todo o lado.
Já para o presidente do Instituto Politécnico, Eugénio de Almeida, o IPT ganha ao associar-se à marca Sporting Clube de Tomar. “Bebemos um pouco da sua história no hóquei nacional e internacional. Ganhamos do ponto de vista da comunicação, atraindo jovens estudantes para o desporto”, afirmou.

Parceria em Tomar alia os estudos superiores ao hóquei em patins de topo

Mais Notícias

    A carregar...