uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O Tejo é um património colectivo e é importante cuidar bem dele

O Tejo é um património colectivo e é importante cuidar bem dele

Livro “Rio Tejo”, de Carmona Rodrigues, e projecto “Por este Rio Acima” foram apresentados em Torres Novas.

O rio Tejo “é um bem comum que passa de geração em geração e é importante cuidar dele para que possa ser passado aos nossos filhos e aos nossos netos nas melhores condições possíveis”, referiu António Carmona Rodrigues durante a apresentação do seu livro, intitulado “Rio Tejo”, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
Na sessão, realizada a 13 de Setembro, o autor esteve acompanhado pela representante dos CTT, que edita o livro, Ana Filipa Infante, pelo vice-presidente da Câmara de Torres Novas, Luís Silva, e por Rui Pires, proponente do projecto 343 do Orçamento Participativo Portugal “Por este Rio Acima”, também apresentado na sessão.
Carmona Rodrigues, ex-ministro, ex-presidente da Câmara de Lisboa, professor e profissional em engenharia civil, no ramo de hidráulica, revelou que a sua vida profissional está intrinsecamente ligada à água, em especial à dos rios, e foi por isso com muito gosto que aceitou o desafio dos CTT para escrever uma publicação dirigida ao grande público. Uma obra que vai além dos aspectos estritamente técnicos, tentando “perceber a história e a evolução do Tejo, as vicissitudes por que passou e como gostaríamos de o ver no futuro”.
A passagem de testemunho de um património comum referida por Carmona Rodrigues está também na base do projecto projecto 343 do Orçamento Participativo Portugal designado “Por este Rio Acima”, apresentado por Rui Pires. Segundo o proponente, o projecto, que estará a votação até dia 30 de Setembro, pretende fazer uma identificação do estado das nascentes dos afluentes do rio Tejo e de aldeias próximas que tenham sofrido considerável despovoamento desde final do século passado, enriquecendo estes locais com cultura, preferencialmente proporcionada por pessoas com raízes nesses territórios.
Para Ana Filipa Infante é um regalo para o olhar folhear o livro e descobrir a riqueza do rio Tejo, à semelhança do que os CTT já haviam feito em 2012 sobre o rio Douro. Depois da apresentação o autor autografou os livros adquiridos, enquanto Rui Pires captou assinaturas para o seu projecto e tentou angariar alguns fundos de apoio com a venda de t-shirts alusivas ao tema.

O Tejo é um património colectivo e é importante cuidar bem dele

Mais Notícias

    A carregar...