Autarca reclama decisão política que leve ao aproveitamento da pista de Alverca
Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira voltou a reforçar esse desejo na inauguração do exposição “Alverca e a Aviação”. Município quer decisão do Governo que conjugue interesses militares e privados.
O presidente da Câmara deVila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), não perde a oportunidade para reivindicar o aproveitamento para a aviação civil da pista de Alverca e aproveitou a inauguração da exposição “Alverca e a Aviação”, que assinala o centenário da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., para voltar à carga.
“Não queremos concorrer com ninguém, mas queremos o aproveitamento adequado daquela pista para a aviação executiva e desenvolver cada vez mais a manutenção de aeronaves. Conjugando interesses dos privados e dos militares, onde haja espaço para um aeroporto geral e para a actividade militar”, defendeu o autarca na sessão realizada a 11 de Setembro.
O autarca considera que o caminho é longo e dependente de uma “decisão política” e já defendeu publicamente que os voos de baixo custo “não são uma boa solução para Alverca” devido à sua pesada pegada ambiental e sonora, sustentando que a aviação empresarial e executiva é o futuro.
Alberto Mesquita referiu-se à exposição como um símbolo da “evolução da povoação de Alverca, que ao longo de cem anos conseguiu ter a pujança e o desenvolvimento social que hoje tem” e que em “muito se deve à indústria aeronáutica”. A O MIRANTE fala sobre a necessidade de se “perspectivar o futuro”, que passa por “retirar partido da pista de aviação” da unidade militar de Alverca.
A mostra conta a história da importância da OGMA e da aeronáutica na fixação de pessoas em Alverca do Ribatejo, tendo alguns dos materiais e registos fotográficos sido cedidos por antigos trabalhadores das velhas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA). A exposição está em exibição no Museu Municipal Núcleo de Alverca do Ribatejo até 31 de Agosto de 2020.