uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pombos em Benavente são problema sério e um caso de saúde pública
No bairro da Ribasor, em Benavente, o problema dos pombos já é antigo

Pombos em Benavente são problema sério e um caso de saúde pública

Município tem em curso uma operação de captura de alguns animais.

Há cada vez mais pombos em Benavente e o executivo municipal está preocupado com a situação, classificando-a como um problema sério e que ameaça a saúde pública. Em reunião de câmara, o presidente do município, Carlos Coutinho (CDU), admitiu que o executivo não tem descansado sobre o assunto e que está a procurar novas soluções para controlar a praga, que cresce de semana para semana. Os dejectos e penas das aves têm provocado danos em edifícios e monumentos, bem como em automóveis, habitações e esplanadas da vila.
“Os pombos são um problema sério e estamos agora a trabalhar com uma empresa nos espaços urbanos para tentar proceder à captura de alguns pombos. Num dos locais está a resultar mas há um trabalho mais vasto que temos de continuar a desenvolver”, explica o autarca.
Entre o trabalho em cima da mesa está o da sensibilização à população, já que muitos moradores continuam a alimentar os pombos o que contribui para a sua reprodução. “Enquanto houver bastante alimento e em abundância este é um problema difícil de combater e não somos o único concelho a braços com ele. Espero que esta acção que agora temos no terreno possa contribuir para diminuir o número de pombos que temos no espaço público”, nota.
O autarca respondia ao vereador socialista Pedro Pereira, que quis saber que programas ou acções o município tem em curso para resolver ou minorar o problema, que considerou grave e merecedor de maior atenção por parte do executivo.
Vários moradores de Benavente e Samora Correia, em particular das zonas mais urbanas dessas localidades, têm-se queixado repetidamente da falta de soluções para este problema. Um dos locais onde a praga de pombos é mais complicada é, por exemplo, o bairro da Ribasor, em Benavente, onde os moradores têm sofrido com bastantes problemas causados pelos dejectos e ninhos destes animais.
Outros concelhos da região, como Vila Franca de Xira e Santarém, têm tentado também minorar os problemas com os pombos mas com taxas de sucesso pouco elevadas. Nesses dois concelhos, vincadamente mais urbanos, os pombos têm sido uma praga complicada e em algumas cidades, como Alverca, são mesmo um caso de saúde pública. Ideias não têm faltado para resolver o problema, desde captura de animais a distribuição de milho anti-concepcional, colocação de espigões dissuasores para proteger imóveis e monumentos e até um eventual treino de falcões que possam espantar os pombos para longe, como Vila Franca de Xira admitiu vir a tentar implementar.

Pombos em Benavente são problema sério e um caso de saúde pública

Mais Notícias

    A carregar...