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Guia do Enoturismo do Ribatejo apresentado em Almeirim
Ceia da Silva, Pedro Ribeiro e Luís Castro apresentaram o guia

Guia do Enoturismo do Ribatejo apresentado em Almeirim

Brochura apresenta descrições dos projectos que existem nos 11 municípios da Lezíria do Tejo.

A região da Lezíria do Tejo tem uma nova ferramenta para oferecer aos turistas amantes da enocultura. Trata-se do Guia de Enoturismo do Ribatejo, uma brochura editada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, que foi apresentado quinta-feira, 10 de Janeiro, em Almeirim.
A compilação apresenta descrições dos projectos de enoturismo que existem nos 11 municípios da Lezíria do Tejo (Azambuja, Almeirim, Santarém, Coruche, Alpiarça, Rio Maior, Benavente e Salvaterra de Magos), menciona rótulos, destaca castas e pequenos apontamentos sobre o património e o histórico familiar dedicado ao sector da exploração vínica.
É ainda apresentada uma lista de outras experiências disponíveis aos visitantes, como workshops vínicos ou gastronómicos, provas de azeites, passeios a cavalo, visitas a eventuais monumentos nas imediações, caminhadas ou realização de eventos empresariais.
A brochura vai estar disponível, a um preço simbólico, nas diversas câmaras municipais, nas lojas FNAC e Bertrand, bem como nas feiras do livro de Lisboa e Porto. “Os turistas têm agora à disposição uma recolha das casas vitivinícolas da região da Lezíria do Tejo que podem ser visitadas e onde se pode fazer uma prova de vinhos”, explicou António Ceia da Silva, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Para Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, este guia é uma “mais valia” não só para o munícipio como para a região da Lezíria, aludindo à ideia de que só trabalhando em conjunto “é que tornamos a região forte”.
Luís Castro, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, também defendeu a ideia da união entre municípios para a captação de turistas e sublinhou a proximidade com a capital do país. “Estamos perto de Lisboa e do aeroporto e este guia é muito importante para conseguirmos captar turistas estrangeiros nestes locais estratégicos”, disse.
A autoria do guia é da jornalista Maria João Almeida, por convite da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Saber receber também é importante”
Após o levantamento dos espaços existentes, foram apresentadas ferramentas de gestão e um manual de boas práticas que permitem aos empresários qualificar os projectos de enoturismo e, consequentemente, potenciar o número de visitas. Para Ceia da Silva é tão importante ter bons vinhos, como o “saber receber”. “Se souberem receber bem estes turistas, eles vão voltar e, mais que isso, vão recomendar”, alertou.
Para a Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, numa altura em que o enoturismo se revela preponderante nas motivações de escolha dos turistas e visitantes, o desenvolvimento e implementação deste projecto no território assume-se como estratégico e fundamental. “Cerca de 70% dos turistas estrangeiros que saem do aeroporto de Lisboa ou do Porto, assim que aterram, a primeira coisa que procuram é o vinho e a gastronomia portuguesas. Portugal é muito conhecido por isto e esta região tem tudo para se afirmar”, disse ainda Ceia da Silva.

Guia do Enoturismo do Ribatejo apresentado em Almeirim

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