uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Dar nomes de pessoas famosas a escolas e hospitais e omitir a localidade

Sabe onde é a Escola José Saramago? E se lhe falarem numa escola Alexandre Herculano acha que ela fica no Porto ou em Santarém? E se lhe falarem na Escola Agustina Bessa Luís consegue lá chegar sem mais nenhuma informação? Já agora, sabe onde fica o Hospital Dr. Manoel Constâncio? E o Hospital Beatriz Ângelo? E se lhe falarem no Hospital São Teotónio, consegue perceber onde é sem qualquer outra indicação?
A maior parte das vezes que oiço ou leio referências a escolas, hospitais e centros hospitalares, tenho que fazer pesquisas na internet porque, à frente dos nomes raramente surge a indicação da localidade onde estão situados. E algumas vezes há mais que uma escola no país com o mesmo nome, por exemplo.
O bom senso do povo leva-o a dizer Hospital de Abrantes, ou de Tomar, ou de Torres Novas, em vez de hospital Manoel Constâncio; hospital Nossa Senhora da Graça ou hospital Rainha Santa Isabel, mas não seria mais fácil, colocar o nome da localidade a seguir ao nome da escola ou do hospital? Ou quem omite essa informação pena verdadeiramente que ela é desnecessária?
José Francisco Guimarães

Mais Notícias

    A carregar...