uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Auditório do Ateneu Vilafranquense já tem alvará emitido
Auditório do Ateneu Vilafranquense recebeu obras de melhoria orçadas em 40 mil euros

Auditório do Ateneu Vilafranquense já tem alvará emitido

Situação permite legalizar o edifício inaugurado em 2004. Imbróglio já durava há vários anos e a actual direcção, em parceria com a câmara municipal, conseguiu realizar os investimentos necessários para que a emissão do documento se concretizasse.

O auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV), a maior sala de espectáculos de Vila Franca de Xira, está legalizado e já tem alvará de utilização emitido. A situação vem colocar um ponto final num imbróglio urbanístico que já durava há vários anos e que, na prática, ditava que o edifício fosse clandestino.
A novidade foi deixada a O MIRANTE pelo presidente da direcção do Ateneu, José Luís Ferreira, na tarde de sexta-feira, 11 de Janeiro. “Fomos levantar o alvará de utilização do edifício aos serviços municipais e com isto fecha-se um longo ciclo e abre-se um novo futuro para o Ateneu. O sentimento que temos é de satisfação e também de homenagem a todos os que ao longo dos anos se dedicaram ao Ateneu”, explica.
Com o alvará emitido, a colectividade pode agora acolher, ainda com mais conforto, todos os que a visitam. Para que o documento fosse emitido tiveram de ser concretizadas obras de melhoria que orçaram em perto de 40 mil euros. Verba apoiada pela Câmara de Vila Franca de Xira através de uma proposta de apoio extraordinária. “A concretização disto só foi possível graças a toda a equipa do Ateneu e ao município que reconheceu o trabalho de parceria e a dedicação do Ateneu”, reforça o dirigente.
As obras permitiram dotar o edifício de um novo sistema contra incêndios e também um novo sistema de ventilação e ar condicionado (AVAC), pois o auditório não era climatizado. Foi também reformulado todo o sistema eléctrico. “No final tivemos uma firma que nos certificou todos os trabalhos realizados. Estamos perante um virar de página na vida do Ateneu e o arranque de um novo ciclo, indo de encontro ao plano que traçámos de desenvolvimento e crescimento do Ateneu”, explica José Luís Ferreira.

Oitenta anos de história

O Ateneu foi formalmente criado em 1939 mas as suas raízes já vinham do dia 1 de Maio de 1891, quando arrancou a Fanfarra 1º de Maio. Em 1906 a colectividade passou a designar-se Grémio Popular Vilafranquense e em 1916 a Fanfarra deu lugar a uma banda de música, passando a associação a designar-se por Grémio Artístico Vilafranquense. A partir dos anos 70 o Ateneu viveu um dos seus maiores picos de actividade e em 1993 foi reconhecido como instituição de utilidade pública. Em 1999 o governo distinguiu o Ateneu com a medalha de mérito cultural. Entretanto também a junta de freguesia e a Câmara de Vila Franca de Xira lhe atribuiu a medalha de mérito, prata e ouro pelos seus serviços em prol da cultura na cidade e no concelho vilafranquense.

Auditório do Ateneu Vilafranquense já tem alvará emitido

Mais Notícias

    A carregar...