Laboratório do Conhecimento em Rio Maior para combater o insucesso escolar
Município entregou equipamentos informáticos às várias escolas do concelho.
Os alunos necessitam de ser cada vez mais motivados para se combater o insucesso escolar, disse a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, na inauguração do Laboratório do Conhecimento nessa cidade, na sexta-feira, 11 de Janeiro. Um espaço instalado no Centro de Artes e Ofícios António Feliciano Júnior que pretende colocar os alunos, desde tenra idade, a experimentar e a estarem em contacto com os recursos naturais do concelho.
O Laboratório do Conhecimento vai dinamizar projectos e actividades que possibilitem o trabalho articulado em torno do conhecimento científico, tecnológico, cidadania, empreendedorismo, criatividade, arte e expressões, numa lógica transversal, promotora de literacias digitais e competências.
Entre as actividades previstas contam-se a dinamização do Orçamento Participativo Escolar e de actividades experimentais, oficinas, seminários e exposições temáticas, direccionados para as especificidades e os recursos naturais e patrimoniais existentes no concelho.
Para a autarca, “este não é o ponto de partida mas de continuação do bom trabalho que tem sido feito pelo município, juntamente com as várias escolas do concelho”. Além da inauguração do laboratório, foram ainda entregues tablets, computadores e quadros interactivos às várias escolas do concelho.
Estas duas acções juntam-se à Equipa Multidisciplinar de Intervenção Concelhia (EMIC), instalada na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira e a intervir desde o final do ano lectivo passado nos vários níveis de ensino. As iniciativas resultam de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
Com um valor global a rondar os 480 mil euros (85% comparticipados por fundos comunitários), o projecto em curso no concelho de Rio Maior acabou por decorrer em separado do dos restantes concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, por se encontrar numa fase mais adiantada.
A EMIC integra seis técnicos – quatro psicólogos, um terapeuta da fala e um educador social –, que estão a sinalizar e a acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem, de comportamento, sociais ou de inclusão. O trabalho da equipa poderá abranger alunos do secundário que frequentam as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento existentes no concelho, adiantou Isaura Morais.