uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rotary Clube de Santarém homenageia empresário José Júlio Eloy
José Júlio Eloy completou 83 anos de vida. Na foto com Mário Rebelo

Rotary Clube de Santarém homenageia empresário José Júlio Eloy

Distinguido apelou ao espírito de companheirismo e compreensão para uma sociedade melhor.

O empresário de Santarém José Júlio Eloy pediu que haja mais espírito de companheirismo e compreensão para combater os problemas da sociedade. O apelo foi feito na terça-feira, 8 de Janeiro, durante um jantar em sua homenagem, organizado pelo Rotary Clube de Santarém, no Santarém Hotel, numa altura em que cumpriu 50 anos de actividade como rotário.
Segundo o empresário, estamos a entrar num novo ano e esta é a altura ideal para olhar para os males da sociedade. “Neste momento, o ensino está em crise, a saúde não se encontra em estado de completo bem-estar, a justiça não está equilibrada, a juventude está em risco, a segurança não nos dá garantias. É por isso que apelo a um maior espírito de companheirismo e compreensão entre todos. Pode ser que assim consigamos inverter a situação”, refere.
José Júlio Eloy confessa que não estava à espera de ser homenageado pelo Rotary Clube de Santarém. “O presidente da associação, Mário Rebelo, disse-me que seria o homenageado deste ano, mas não acreditei porque ele é um brincalhão. O certo é que hoje estou aqui a ser distinguido rodeado de vários amigos que fizeram questão de estar aqui neste momento”, adiantou o empresário.
Para o presidente do Rotary Clube de Santarém, esta é uma homenagem mais que justa. “O nosso colega José Júlio Eloy tem-se mantido muito activo na associação, fazendo questão, há 50 anos, de estar sempre presente nas nossas reuniões e eventos”, revelou Mário Rebelo.
Um currículo com várias distinções
José Júlio Rosa Eloy nasceu a 7 de Janeiro de 1936. O empresário é sócio-gerente de várias empresas, mas a sua base é na Agro-Ribatejo, criada pelo pai em 1954 em Santarém. Na juventude começou a participar no movimento associativo da cidade.
Entre outros cargos, José Júlio Eloy foi presidente da Federação dos Grémios de Comércio do Distrito de Santarém, do Grémio do Comércio de Santarém, do Núcleo de Santarém da Cruz Vermelha, do Albergue Distrital de Santarém, da Sopa dos Pobres de Santarém, do conselho fiscal do CNEMA, da Conferência Académica São Vicente de Paulo, da Banda dos Bombeiros Voluntários de Santarém e dos Bombeiros Voluntários de Santarém.
Foi também vice-provedor da Misericórdia de Santarém (responsável pelas corridas de touros na Monumental Celestino Graça), vice-presidente do Grupo de Futebol “Os Leões de Santarém” e tesoureiro do Clube de Santarém. Pertenceu também durante muitos anos à organização da Feira do Ribatejo e ainda teve uma passagem breve pela política, quando foi vereador da Câmara Municipal de Santarém de 1972 a 1974.
Antes desta homenagem, José Júlio Eloy recebeu em 1972, do Presidente da República Américo Thomaz, a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola e Industrial. Em 1997, foi distinguido pela Câmara de Santarém com o título de “Scalabitano Ilustre”, e em 2004 O MIRANTE e a NERSANT, no âmbito do Galardão Empresa do Ano, entregaram-lhe o Prémio Carreira Empresarial. Mais recentemente, em 2018, recebeu o Prémio Nacional “Memória e Identidade”, atribuído pela Associação de Municípios com Centro Histórico.

Rotary Clube de Santarém homenageia empresário José Júlio Eloy

Mais Notícias

    A carregar...