uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Utentes de Azambuja reclamam alargamento do passe social único até Azambuja
Paulo Louro, um dos subscritores da petição

Utentes de Azambuja reclamam alargamento do passe social único até Azambuja

Redução dos custos com os transportes públicos é o objectivo da petição posta a circular.

Um grupo de utilizadores de transportes públicos de Azambuja lançou uma petição escrita e online, reivindicando “a redução dos custos dos passes sociais” para os utentes desse concelho, que embora não integre a Área Metropolitana de Lisboa (AML), integra a linha suburbana da CP. O documento, com 250 assinaturas, foi entregue de forma simbólica por Paulo Louro, um dos subscritores, em reunião do executivo da Câmara de Azambuja, para conhecimento do executivo municipal.
Os subscritores defendem que a Câmara de Azambuja se “disponibilize a dar os passos necessários para que a linha suburbana de Azambuja possa ser integrada no processo de redução dos custos do passe social” da Área Metropolitana de Lisboa.
Actualmente, um residente em Azambuja paga 55 euros por um passe mensal para chegar a Lisboa, a que acresce o valor que tem de pagar pelo passe para circular em transportes públicos dentro da capital. Paulo Louro destaca que em Azambuja são recarregados 16 mil passes todos os meses e que são feitas 30 mil validações, o que dá uma média de mil pessoas a apanhar diariamente o comboio na estação ferroviária da vila.
O presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa (PS), em resposta a Paulo Louro, disse que o município está interessado em manter abertas as negociações com AML e que já reuniu com o presidente dessa associação de municípios, Fernando Medina, no sentido de apurar o impacto financeiro que a autarquia vai ter de suportar no sistema de passe único de transportes.
O vereador Silvino Lúcio (PS) afirmou que essa medida iria “mexer com o orçamento das famílias” residentes em Azambuja e revelou que já foi pedida nova reunião com a AML para dar seguimento às negociações. Disse também que o executivo vai reunir a 25 de Janeiro com a CP para reclamar “o aumento da capacidade de transporte” entre Azambuja e Lisboa.
Por opção própria e de estratégia para o desenvolvimento, Azambuja deixou de integrar a AML há 15 anos para se juntar à antiga Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo, actual Comunidade Intermunicipal (CIMLT).

Utentes de Azambuja reclamam alargamento do passe social único até Azambuja

Mais Notícias

    A carregar...