uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto de emparcelamento da Agromais vai arrancar este mês
Projecto de nove milhões e meio de euros foi apresentado a parceiros e sócios da Agromais

Projecto de emparcelamento da Agromais vai arrancar este mês

O anúncio foi feito durante as comemorações dos 20 anos da Agromais Plus, que serviu de mote para o XVII Encontro de Agricultores.

O projecto de emparcelamento das freguesias de Azinhaga, Golegã e Riachos, vai arrancar no dia 13 de Março, anunciou Luís Vasconcellos e Souza, presidente da Agromais – Entreposto Comercial Agrícola. O responsável garantiu que o projecto vai ser célere e que arranca agora, caso contrário haveria restrições.
O anúncio foi feito perante uma plateia de cerca de 300 agricultores e parceiros, durante as comemorações dos 20 anos da Agromais Plus, que serviu de mote para o XVII Encontro de Agricultores, na quinta-feira, 28 de Fevereiro.
O emparcelamento rural da Golegã, Azinhaga e Riachos envolveu, ao longo de dez anos, negociações com cerca de 600 proprietários e abrange uma área de cinco mil hectares, sendo o maior projecto de ordenamento de território planeado para a região.
O projecto inclui a execução da rede de caminhos agrícolas e da rede de enxugo e drenagem, a limpeza do rio Almonda, a sistematização de terrenos, a remodelação da rede de furos e captação de água para rega, a reorganização da rede de distribuição de energia eléctrica, a valorização e integração paisagística, a demarcação e titulação de novos lotes, indemnizações e monitorização ambiental. Trata-se de um investimento de nove milhões e meio de euros financiado a cem por cento por fundos comunitários do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
O responsável aproveitou a presença de parceiros e sócios da Agromais para lançar algumas críticas. “Somos a maior cooperativa do Ribatejo. A que sobreviveu às maiores dificuldades. Tomara toda a gente do sector agrícola estar inserido numa Agromais. Por isso não percebo como há sócios que se entretêm a denegrir a imagem da cooperativa”, referiu.
Questionado por O MIRANTE sobre a razão dessas críticas, Vasconcellos e Souza explicou apenas que “era bom que muitos sócios pensassem antes de falar” ao referir-se concretamente ao sector dos cereais. “Este sector não está a atravessar um momento áureo, mas isto é uma crise de todos e não deve ser tomada como uma guerra pessoal como aqui se faz”, sublinhou sem querer avançar mais.
Outra das novidades apresentadas para o sector tem a ver com os dísticos de circulação que estão já disponíveis nos campos da Golegã, anunciou o presidente da Agrotejo, Mário Antunes. O responsável chamou a atenção dos agricultores para o uso destes dísticos que lhes permitem circular no campo após as 19h00. Quem não tenha dístico está sujeito a multa.
José Nuno Lacerda Fonseca, director regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, marcou presença no vigésimo aniversário da Agromais bem como José Veiga Maltez, presidente da Câmara da Golegã, que agradeceu o que a Agromais tem feito pelo sector agrícola.

Agricultores distinguidos

Como é hábito, durante o encontro foram premiados os agricultores que se distinguiram no ano de 2018. Os galardoados foram os seguintes: Melhor produtor de Tomate - Sociedade Agrícola Cruz Santinho; Melhor produtor de Batata - Sociedade Agrícola Herdade Caldas; Melhor produtor de Milho - José Manuel Rocha Costa e Planticeifa; Prémio Agricultor Solidário - Sociedade Agrícola da Labruja e Fidalgo Casa Agrícola; Prémio Voluntário+ - Escola Profissional de Torres Novas; Prémio Biosférico 2018 - João Monteiro Coimbra; Prémio Carreira - Sociedade Agro-pecuária Os Raposos.

Projecto de emparcelamento da Agromais vai arrancar este mês

Mais Notícias

    A carregar...