uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bilhetes para touradas geram controvérsia na Assembleia Municipal de Santarém
Eleitos do Bloco de Esquerda e da CDU estão contra apoios a touradas

Bilhetes para touradas geram controvérsia na Assembleia Municipal de Santarém

Alguns eleitos manifestaram-se contra a decisão da câmara em adquirir 20 mil euros de bilhetes e devolveram os ingressos que lhes foram oferecidos.

A decisão da Câmara de Santarém em adquirir 20 mil euros em bilhetes para as touradas que estão agendadas para este ano na praça de touros da cidade – uma a 17 de Março e duas em Junho - foi alvo de contestação na sessão da assembleia municipal desta quinta-feira, 28 de Fevereiro.
O eleito do Bloco de Esquerda Paulo Chora considerou as corridas de touros como um acto anacrónico e violento que não observa os direitos dos animais, discordando da política da autarquia que vem sendo seguida há já alguns anos e referindo que a tauromaquia “não é o cartão de visita” de Santarém.
André Gomes, da CDU, também contestou esse apoio e manifestou-se ainda contra a oferta, por parte do gabinete de apoio ao presidente da câmara, de um par de bilhetes para a tourada de 17 de Março a cada um dos eleitos da assembleia municipal. O autarca disse ainda que os três elementos da CDU iriam devolver os seus ingressos. E perguntou se outro tipo de espectáculos conta com apoios dessa ordem de grandeza por parte do município.
Também Francisco Mendes, independente eleito pelo PS, ironizou com a oferta e perguntou se era necessário gastar dinheiro em envelopes tão bonitos para colocar lá dentro “dois míseros bilhetes” para a tourada. Disse ainda que nunca tinha visto oferecerem bilhetes aos eleitos da assembleia municipal, fosse para que espectáculo fosse.
A eleita do CDS Patrícia Fonseca e a bancada do PSD acabaram por se juntar ao debate e anunciar que os seus bilhetes iriam ser devolvidos para serem destinados a pessoas mais necessitadas. Mas tanto a autarca do CDS como a bancada social-democrata, pela voz de João Leite, manifestaram a sua concordância com o apoio da autarquia a espectáculos tauromáquicos.
O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), recordou que a política de compra de bilhetes para oferta às juntas de freguesia, que posteriormente os distribuem pela população, é seguida há já vários anos. Disse ainda que a tauromaquia faz parte das tradições locais e que a autarquia irá continuar a apoiar essas actividades, manifestando a esperança de que dia 17 de Março esteja bom tempo e que a praça Celestino Graça encha de público.

Bilhetes grátis nas juntas de freguesia
Os bilhetes gratuitos para o espectáculo tauromáquico de 17 de Março na Monumental Celestino Graça, em Santarém, foram atribuídos pela Câmara de Santarém às juntas de freguesia do concelho até 1 de Março. A partir desta semana cada junta fará a gestão e distribuição dos ingressos, adiantou Inês Barroso, vereadora da cultura, a O MIRANTE.
Ricardo Gonçalves confirmou que o município adquiriu cerca de 1.300 ingressos, num total de 10 mil euros, para a corrida integrada nas Festas de São José. Marcada para as 16h00, a corrida assinala o início da temporada tauromáquica em Santarém e nela actuam os cavaleiros João Moura, António R. Telles e Francisco Palha. Conta ainda com a presença dos grupos de Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca de Xira, que enfrentarão seis toiros de Cunhal Patrício.

Bilhetes para touradas geram controvérsia na Assembleia Municipal de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...