uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Município quer dar vida à casa de Ruy Belo em São João da Ribeira
Poeta, falecido em 1978, foi recordado no dia 27 de Fevereiro em São João da Ribeira, sua terra natal

Município quer dar vida à casa de Ruy Belo em São João da Ribeira

Câmara de Rio Maior celebrou protocolo nesse sentido com a junta de freguesia local, proprietária do imóvel.

Nas celebrações do 86º aniversário do poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, e o presidente da junta, Leandro Jorge, reiteraram a intenção de levar por diante o projecto de requalificação da antiga casa do poeta nessa localidade, num projecto que poderá envolver um investimento na ordem dos 400 mil euros.
O projecto está na fase final e a Câmara de Rio Maior concorreu a fundos comunitários para que a casa seja requalificada, no intuito de a abrir a amantes da poesia e da cultura, que poderão também lá pernoitar. A casa é propriedade da Junta de Freguesia da Ribeira de São João e São João da Ribeira.
O município celebrou um protocolo com a junta de freguesia local para poder avançar com uma candidatura a fundos comunitários que visa reabilitar e tornar não só visitável mas também habitável o imóvel. “Vamos criar em princípio dois quartos para quem queira trabalhar e pernoitar. O projecto está praticamente na recta final, falta as especialidades”, diz Isaura Morais. Segundo o presidente da junta, Leandro Jorge, a casa neste momento está a precisar de obras nomeadamente a nível do telhado.
O poeta Ruy Belo foi evocado no dia 27 de Fevereiro em São João da Ribeira, na data em que se cumpriram 86 anos sobre o seu nascimento. As crianças do Centro Escolar Poeta Ruy Belo recitaram dois poemas e colocaram uma coroa de flores junto ao busto do malogrado poeta, falecido em 1978.
O presidente da junta recebeu das crianças um quadro pintado por elas denominado “Vento”, título de um poema de Ruy Belo. De seguida, foi inaugurada a exposição de pintura “Palavras pintadas”, de Firmino Rodrigues.

Município quer dar vida à casa de Ruy Belo em São João da Ribeira

Mais Notícias

    A carregar...