
Município quer dar vida à casa de Ruy Belo em São João da Ribeira
Câmara de Rio Maior celebrou protocolo nesse sentido com a junta de freguesia local, proprietária do imóvel.
Nas celebrações do 86º aniversário do poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, a presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, e o presidente da junta, Leandro Jorge, reiteraram a intenção de levar por diante o projecto de requalificação da antiga casa do poeta nessa localidade, num projecto que poderá envolver um investimento na ordem dos 400 mil euros.
O projecto está na fase final e a Câmara de Rio Maior concorreu a fundos comunitários para que a casa seja requalificada, no intuito de a abrir a amantes da poesia e da cultura, que poderão também lá pernoitar. A casa é propriedade da Junta de Freguesia da Ribeira de São João e São João da Ribeira.
O município celebrou um protocolo com a junta de freguesia local para poder avançar com uma candidatura a fundos comunitários que visa reabilitar e tornar não só visitável mas também habitável o imóvel. “Vamos criar em princípio dois quartos para quem queira trabalhar e pernoitar. O projecto está praticamente na recta final, falta as especialidades”, diz Isaura Morais. Segundo o presidente da junta, Leandro Jorge, a casa neste momento está a precisar de obras nomeadamente a nível do telhado.
O poeta Ruy Belo foi evocado no dia 27 de Fevereiro em São João da Ribeira, na data em que se cumpriram 86 anos sobre o seu nascimento. As crianças do Centro Escolar Poeta Ruy Belo recitaram dois poemas e colocaram uma coroa de flores junto ao busto do malogrado poeta, falecido em 1978.
O presidente da junta recebeu das crianças um quadro pintado por elas denominado “Vento”, título de um poema de Ruy Belo. De seguida, foi inaugurada a exposição de pintura “Palavras pintadas”, de Firmino Rodrigues.
