uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas do Ribatejo reduz tarifário para famílias carenciadas e numerosas
Empresa avança com construção de novos equipamentos

Águas do Ribatejo reduz tarifário para famílias carenciadas e numerosas

Empresa intermunicipal teve um resultado positivo de quase 1,7 milhões de euros em 2018. Plano de investimentos para os próximos três anos prevê a aplicação de 21,5 milhões de euros em intervenções nos sistemas de tratamento de águas residuais e de abastecimento de água.

A empresa Águas do Ribatejo (AR) aumentou o número de clientes do serviço de abastecimento de água e saneamento básico durante o ano de 2018. Neste momento, a empresa tem 75.630 clientes, mais 391 que em 2017. O resultado líquido de 2018 situou-se nos 1.676.155 euros e a empresa já anunciou que os proveitos vão ser aplicados na melhoria do tarifário para famílias carenciadas e numerosas. O plano de investimentos da AR prevê a concretização de 21,5 milhões de euros, em operações nos sistemas de tratamento de águas residuais e nos sistemas de abastecimento de água, até final de 2021.
A construção de novos equipamentos e infra-estruturas será financiada por fundos comunitários e também através de recurso à banca e a capitais próprios. No que respeita às intervenções que se prendem com a ampliação e requalificação de sistemas, estas serão realizadas apenas com capitais próprios da AR.
O Relatório de Gestão e Contas de 2018 foi aprovado por unanimidade na assembleia geral de 28 de Março, após apreciação nos sete municípios que integram a Águas do Ribatejo: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas.
Pedro Ribeiro, presidente da assembleia-geral da AR, sublinhou que o relatório revela que a empresa continua “no bom caminho” para garantir a sustentabilidade económico-financeira, assegurando serviços “de qualidade” aos clientes. Ainda assim, a redução do volume de negócios e dos subsídios, que se fez sentir no ano de 2017, provocou uma quebra de 22% no resultado líquido deste ano.
Em 2018, os volumes de água e água residual facturados registaram uma descida de 6,5% e 3,5%, respectivamente. Os primeiros meses de 2018 registaram níveis de precipitação muito acima do normal, o que fez decrescer a água produzida e facturada. “Se do ponto de vista das disponibilidades hídricas esta situação é favorável, no que se refere às receitas geradas pela empresa a situação é a inversa. Foi possível, no entanto, manter um nível de resultados positivo, consolidando a situação económico-financeira da empresa”, explicou o presidente do conselho de administração, Francisco Oliveira, citando o relatório e contas.
Na assembleia geral ficou reforçada a necessidade de sensibilizar os clientes para se ligarem às redes de saneamento de modo a não comprometer o funcionamento das infra-estruturas e equipamentos construídos e a garantir a sustentabilidade dos sistemas.
Foi ainda manifestada preocupação em relação à anunciada seca no período de Verão que vai exigir o reforço das campanhas de informação e sensibilização para o uso eficiente da água e combate ao desperdício.

Águas do Ribatejo reduz tarifário para famílias carenciadas e numerosas

Mais Notícias

    A carregar...