uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
ASAE multa Junta da Castanheira por causa de três parques infantis sem condições
ASAE fechou parques infantis da Castanheira que não cumpriam a legislação e multou a junta de freguesia

ASAE multa Junta da Castanheira por causa de três parques infantis sem condições

Coima ronda os quatro mil euros e o autarca diz que vai remeter a conta para a Câmara de Vila Franca de Xira. Os espaços foram fechados a cadeado e a sua utilização está interdita.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou os parques infantis da Castanheira do Ribatejo e multou a junta de freguesia por três deles não estarem a cumprir com a legislação. A multa ronda os quatro mil euros e como os parques infantis são uma competência da câmara municipal o autarca da Castanheira já prometeu que vai enviar a conta para ser o município de Vila Franca de Xira a pagar.
Entretanto, e por recomendação da ASAE, os três parques infantis foram encerrados a cadeado e o seu uso vai ficar interdito e sem reabertura à vista. Em causa está o parque infantil situado na junta de freguesia e os que se situam na primeira e segunda fase da urbanização de São João. A visita dos inspectores da ASAE teve lugar no final de Fevereiro.
“Sendo um órgão policial, o que nos foi aconselhado é que fechássemos de imediato os parques e assim fizemos, com cadeado. Neste momento cabe à câmara resolver esse problema. Em causa está um valor pesado, vamos enviar tudo para a câmara porque em bom rigor a responsabilidade é dela. Desde 1 de Julho que os parques infantis não estão na nossa competência”, explica Luís Almeida (CDU), presidente da Junta da Castanheira e Cachoeiras.
Naquela freguesia há 13 parques infantis. A O MIRANTE, Luís Almeida admite que a legislação exagera nas exigências sobre esse tipo de equipamentos que, para piorar o cenário, são frequentemente vandalizados. “Temos um parque novo que vamos inaugurar dia 14 e ainda não está pronto mas já foi alvo de manutenção quatro vezes. O vandalismo é muito, transversal a todo o país, e é pena que isso aconteça”, lamenta.
Em Janeiro de 2017, recorde-se, a ASAE também multou outra junta de freguesia do concelho, em Alhandra, em 22 mil euros por causa de desconformidades com a legislação.

Exigências são muitas
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), diz que é preciso perceber que parques infantis quer e precisa o concelho para o futuro. “Por um lado compreendo as exigências de segurança mas depois não compreendo que sejam tantas. Antigamente tínhamos uma corda e um pneu e a coisa funcionava. Se calhar, se houvesse ASAE na altura também iam implicar com a corda e o pneu”, ironiza o autarca.
Reconhecendo que a lei é para cumprir, resta fazer uma reflexão sobre que brinquedos serão postos de novo e quais os que terão de ser removidos. “Há muitos parques infantis que foram construídos num determinado contexto que hoje já não têm sentido, sem dimensão e problemas vários. O que vale a pena agora é desactivar alguns e fazer próximo deles um bom parque, único, com as características que os tempos de hoje exigem”, refere Alberto Mesquita.

ASAE multa Junta da Castanheira por causa de três parques infantis sem condições

Mais Notícias

    A carregar...