uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alenquer e Vila Franca de Xira avançam para parque ribeirinho à beira Tejo
Zona ribeirinha da Vala do Carregado está por requalificar há várias décadas

Alenquer e Vila Franca de Xira avançam para parque ribeirinho à beira Tejo

Minuta do protocolo a celebrar entre os dois municípios foi aprovada na última semana. Relação entre os dois concelhos esteve tensa durante as obras do rio Grande da Pipa mas agora Alberto Mesquita diz que há condições para uma união de esforços que devolva à população o usufruto da zona ribeirinha.

Criar um parque ribeirinho intermunicipal, desenvolvido em parceria entre os municípios de Vila Franca de Xira e Alenquer, é o sonho dos autarcas desses dois concelhos que vão rubricar entre si um protocolo de colaboração que permita avançar com o projecto.
A actual zona ribeirinha que faz fronteira entre os dois concelhos, na Vala do Carregado, está degradada e a precisar de ser requalificada, com Alenquer a precisar também de dar um novo ar aos espaços que detém à beira do rio. O protocolo a celebrar entre as duas entidades nasce depois de uma reunião conjunta entre os socialistas Alberto Mesquita e Pedro Folgado, visando estabelecer uma colaboração que permita, para já, a concretização de um estudo prévio conjunto, incluindo estimativa orçamental, para requalificar a frente ribeirinha da Vala do Carregado e Alenquer.
A minuta do protocolo a celebrar entre as duas entidades foi aprovado na última reunião pública do executivo e prevê que Alenquer proceda à procura de financiamentos para candidatar o projecto enquanto Vila Franca de Xira elabora um programa preliminar incluindo a contratação de levantamento topográfico e o estudo prévio da intervenção. Os encargos financeiros do protocolo rondam os 50 mil euros e cada município pagará 25 mil euros desse valor.
Vila Franca de Xira considera que a margem direita da Vala do Carregado constitui-se como um local de grande valor e potencial paisagístico e ambiental, já tendo manifestado por diversas vezes a sua intenção de alargar os caminhos pedonais ribeirinhos até à zona norte do seu concelho.
Por seu turno, Alenquer já havia reconhecido, em Outubro do ano passado, que uma intervenção na sua frente ribeirinha apresenta uma importância estratégica na qualificação e imagem do município e contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida das populações dos dois concelhos.
Esta não é a primeira abordagem conjunta feita pelos dois municípios para requalificar a zona ribeirinha que fica na fronteira dos dois territórios. Já em 2015 houve uma aproximação, ainda embrionária, tentando conciliar essa visão. Os presidentes dos dois municípios conversaram sobre essa possibilidade mas nada acabou por avançar e nenhum acordo foi firmado.

Alenquer e Vila Franca de Xira avançam para parque ribeirinho à beira Tejo

Mais Notícias

    A carregar...