uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Filho de antigo presidente da Câmara de Tomar é candidato a autarca na Noruega
foto DR Nuno Marques é candidato à Câmara de Notodden

Filho de antigo presidente da Câmara de Tomar é candidato a autarca na Noruega

Nuno Marques está radicado naquele país escandinavo há 11 anos, para onde foi jogar futebol

O emigrante de Tomar Nuno Marques, radicado há 11 anos na Noruega, país escandinavo para onde viajou para prosseguir a carreira no futebol, é candidato a presidente da câmara de Notodden, localizada a 116 quilómetros a sul da capital, Oslo.
Filho do ex-presidente e ex-vereador da Câmara de Tomar Pedro Marques, Nuno Marques, de 38 anos, nunca pensou abraçar a vida política, mas, depois de receber o convite, não demorou muito tempo a aceitar ser cabeça-de-lista do Partido do Centro (Senterpartiet).
“Agora é o terceiro maior partido norueguês, um partido muito nacionalista, o antigo partido dos agricultores”, referiu Nuno Marques, sublinhando que é uma força política que “defende muito os interesses noruegueses e a descentralização, é contra a centralização de serviços”.
Nuno Marques recordou que a entrada no mundo da política aconteceu de forma inesperada, em Fevereiro. Quase um mês depois, o português, que lecciona Política Internacional no instituto superior Hogskolen i Sorost-Nunge, filiou-se no Partido do Centro, precisamente no dia do seu aniversário, 17 de Março.
“Em Agosto do ano passado convidei a deputada do Senterpartiet pela região Telemak, onde fica Notodden. Como temos muitos amigos em comum, perguntei-lhe se ela estaria interessada em ser minha convidada para dar aulas sobre o sistema político norueguês aos meus alunos estrangeiros, alunos de Erasmus. Ela aceitou e falámos um pouco. Em Fevereiro recebi mensagem dela a perguntar se estaria interessado em integrar a lista do Partido do Centro para as eleições autárquicas, em 9 de Setembro”, explicou.
Ainda vinculado ao Notodden FK, que representa desde 2008 e no qual exerce a actualmente as funções de treinador de guarda-redes, Nuno Marques disse que ficou surpreendido com a proposta de ser o candidato à presidência da câmara da comuna, com 914 quilómetros quadrados e pouco mais de 12.300 habitantes.
“Nunca me passou pela cabeça ser o candidato número um”, admitiu Nuno Marques, frisando que aceitou para que possa “dar algo à comunidade”, numa câmara que em que o Partido do Centro nunca teve a presidência, atribuída ao Partido Trabalhista (Arbeiderpartie).
Nuno Marques considerou também que os políticos portugueses “estão a denegrir a imagem da classe política, há muitos escândalos”. “Ser político é sinónimo de corrupção em Portugal. É triste porque Portugal tem um enorme potencial, com muita pessoa boa e honesta, mas, infelizmente, quem governa o país não quer o melhor para as pessoas, quer o melhor para os seus amigos, para a sua família e para os seus negócios”, disse.

Filho de antigo presidente da Câmara de Tomar é candidato a autarca na Noruega

Mais Notícias

    A carregar...