Cavaleiro Andante

As regras são para serem quebradas.
De acordo com as normas municipais de boa conduta dos cavaleiros e amazonas na Feira do Cavalo, na Golegã, só podem circular no Recinto do Arneiro cavalos correctamente aparelhados e cavaleiros trajados a rigor, à portuguesa ou noutro traje nacional ou regional “condigno de ir à Feira”. O Cavaleiro Andante, que também andou por lá, e que teve acesso ao figurino da foto, toma a liberdade de acrescentar uma regra: só devem entrar cavaleiros com a sobriedade suficiente para comandar o cavalo em vez de serem comandados por ele. Mas, como todos sabem, as regras são feitas para serem quebradas... e pelos vistos as costelas também.
Cavaleiro Andante | 20-11-2019

A política é tão bonita, não é?!
Um pai de uma criança do Entroncamento envolvida numa briga, foi à escola e bateu na professora que separou os miúdos. Passados uns dias, os eleitos da câmara municipal da Entroncamento, pertencentes ao PS, PSD e BE, aprovaram um comunicado conjunto, a condenar o que se passou. Acontece que o Partido Socialista lá da terra, entendeu dizer mais qualquer coisinha sobre o caso e fez o seu próprio comunicado. Os vereadores do PSD e BE zangaram-se e pimba... fizeram outro comunicado em que chamam “bichos sorumbáticos” e “cagarras” aos socialistas. O Cavaleiro Andante não vai separar a briga, não vá aparecer por aí... o pai de algum vereador.
Cavaleiro Andante | 20-11-2019

O deputado e o arroz de pato.
O deputado socialista Hugo Costa não é propriamente o que se pode considerar uma personalidade muito comunicativa e mediática, pelo que todas as oportunidades são de ouro para se saber mais alguma coisa sobre o jovem político tomarense. Foi o que fez o Cavaleiro Andante no almoço de sábado na Feira do Cavalo na Golegã, quando o apanhou em flagrante a atirar-se como gato a bofe à travessa do arroz de pato. Uma escolha que até faz algum sentido, ou não fossem os nativos de Tomar também conhecidos por patos bravos...
Cavaleiro Andante | 19-11-2019

Alguém anda a dormir na forma.
O Cavaleiro Andante rumou até Alpiarça para assistir à reunião do executivo marcada para a tarde de sexta-feira, 8 de Novembro, mas, mais uma vez, sem sucesso. Apesar de ter confirmado telefonicamente no dia anterior o agendamento da reunião, o Cavaleiro Andante bateu com o nariz na porta. O que valeu é que encontrou o presidente e vice-presidente da autarquia à porta do auditório dos Paços do Concelho e foi avisado que a dita reunião tinha sido alterada. Aliás, no próprio dia 8, o aviso da realização da reunião continuava activo na página da Internet da câmara, sem qualquer aviso de desmarcação e alteração de data. Se a intenção era trocar as voltas aos cidadãos e jornalistas que pretendessem assistir aos trabalhos, então o trabalho foi bem feito. Se não era, então temos que concluir que alguém anda a dormir na forma na Câmara de Alpiarça...
Cavaleiro Andante | 18-11-2019

Quem anda à chuva molha-se!
O Cavaleiro Andante esteve na Feira do Cavalo, na Golegã, no dia em que o certame foi visitado pela nova ministra da Agricultura e ex-presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque. A governante escolheu bem a indumentária, com botas de borracha até ao joelho, calças que pareciam de montar e uma jaqueta a complementar, mas não contou com os imponderáveis da meteorologia. Valeu-lhe a atenção e o cavalheirismo do presidente da Assembleia Municipal da Golegã, Vítor Guia, que a abrigou com o seu guarda-chuva oficial da Feira do Cavalo. Já o presidente da Câmara da Golegã, Veiga Maltez, abdicou do artefacto protector, provavelmente por não fazer pandã com o seu garboso traje de cavaleiro...
Cavaleiro Andante | 17-11-2019


No museu....era um descanso!!
Há uns bons dez anos foi colocado diverso material ferroviário já fora de serviço, numa área perto do Bairro Camões, no Entroncamento, com a indicação “Museu Nacional Ferroviário”. Com o passar do tempo o material, vagões e carruagens, foi-se desconjuntando e apodrecendo. Não será altura de retirar a indicação Museu Ferroviário e colocar Museu Nacional do Destroço... ou mesmo museu Botânico da CP, uma vez que a vegetação já invadiu tudo?
Cavaleiro Andante | 16-11-2019


Mais um cavaleiro andante.
Todos os anos pela Feira de S. Martinho o Cavaleiro Andante gosta de passar pela castiça vila para apreciar o espectáculo que se vai desenrolando e constatar que não está sozinho neste mundo.
Cavaleiro Andante | 14-11-2019


O tamanho importa mesmo.
Se inovações na área da equitação são comuns na Feira do Cavalo e de S. Martinho na Golegã, não é muito normal haver inovações na feira franca que vai ocupando passeios e barracas da vila ribatejana. Qual não foi então a surpresa ao verificarmos que este ano, sapatos, chinelos e pantufas tinham preços diferentes consoante o comprimento dos pés dos compradores. Ora aqui está um caso flagrante em que, afinal, o tamanho importa mesmo…
Cavaleiro Andante | 13-11-2019
