uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Problemas graves do Tejo só se resolvem com mais empenho governamental
Alberto Mesquita defendeu esta semana que o Governo precisa de ter uma reacção vigorosa e rápida na defesa do rio Tejo

Problemas graves do Tejo só se resolvem com mais empenho governamental

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira diz que é preciso um olhar mais acutilante sobre a situação e, acima de tudo, medidas concretas e assertivas.

O rio Tejo está com problemas graves que só se resolvem com uma acção mais vigorosa e rápida do Governo, defendeu na última semana o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS).
O autarca falou na última reunião do executivo sobre os problemas do rio Tejo na sequência da aprovação, por unanimidade, de uma proposta para o seu concelho aderir à Associação de Limpeza Urbana.
O autarca levantou dúvidas sobre se os caudais mínimos vindos de Espanha estão a ser cumpridos e diz que é preciso recomeçar a pensar na construção, ou não, de novas barragens que permitam armazenar mais água. “Alguma coisa tem de ser feita rapidamente e precisamos sobretudo de uma vigorosa reacção do governo relativamente ao que está a acontecer”, apelou.
Vila Franca de Xira aderiu este Verão ao Movimento Pelo Tejo (proTejo), entidade fundada em 2009 e que conta já com 42 membros, entre associações ambientalistas, municípios e cidadãos. Entre elas estão, recorde-se, os municípios de Abrantes, Azambuja, Chamusca, Golegã, Mação e Vila Nova da Barquinha.
O autarca de Vila Franca de Xira lembra a “necessidade absoluta” de regularizar as margens do Tejo no seu concelho e de desassorear o rio para permitir uma navegabilidade plena e em condições em Vila Franca de Xira. E lembrou que a recente escassez de água doce está a desestabilizar os índices de salinização na lezíria, factor crucial para a agricultura ali desenvolvida.

Vila Franca de Xira adere a associação de limpeza urbana
O município de Vila Franca de Xira aderiu, na última semana, à Associação de Limpeza Urbana – Parceria para cidades mais inteligentes e sustentáveis. A proposta foi aprovada por unanimidade. A associação é a primeira a nível nacional, constituída em Agosto, especificamente dedicada às questões da limpeza urbana e tem o objectivo de criar e dinamizar uma rede de cidades e parceiros interessados em potenciar e promover a limpeza urbana, valorizando os serviços e os trabalhadores.
A parceria com Vila Franca de Xira pretende desenvolver projectos de inovação nos domínios da abordagem social, investigação, produção e divulgação de conhecimentos em áreas relacionadas com a limpeza urbana, com o propósito de contribuir para cidades e áreas urbanas promotoras da descarbonização, da utilização eficiente de materiais e equipamentos e da sustentabilidade ambiental. A associação já integra um conjunto de municípios nacionais, incluindo Santarém..

Problemas graves do Tejo só se resolvem com mais empenho governamental

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido