uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Golegã quer Feira do Cavalo como destino turístico internacional
Veiga Maltez aproveitou a visita da ministra da Agricultura para lhe transmitir os anseios dos agricultores da região

Golegã quer Feira do Cavalo como destino turístico internacional

Presidente do município defende que o turismo equestre está de boa saúde e que a produção de cavalos tem bons horizontes.

O presidente da Câmara da Golegã quer ver a Feira Nacional do Cavalo reconhecida a nível internacional e classificada como destino turístico. Esse é um objectivo no qual José Veiga Maltez, que também é presidente da Associação Nacional do Turismo Equestre, diz estar a trabalhar e que tem como foco principal. Esses objectivos foram avançados a O MIRANTE no sábado, 9 de Novembro, durante o almoço oficial promovido pela município, por ocasião de mais uma Feira de São Martinho, Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano.
Ainda segundo Veiga Maltez, a produção de cavalos na Golegã, principalmente no que respeita à raça puro sangue lusitano, está de boa saúde. “O sector da produção cavalar está saudável em Portugal e em quase todo o mundo”, referiu o autarca.
O turismo equestre é uma referência na Golegã, sendo a Feira Nacional do Cavalo um dos expoentes do sector. O autarca não concorda com algumas vozes que se levantam e referem que o turismo equestre está esquecido na região, como foi o caso de João Rodrigues, picador-chefe da Escola Portuguesa de Arte Equestre e criador de cavalos puro sangue lusitano, que recentemente defendeu que a região do Ribatejo tem-se esquecido de apostar no turismo equestre. “Não posso concordar com essas afirmações. Na Golegã sempre defendemos o turismo equestre, sempre foi uma grande aposta e vai continuar a ser”, garantiu o autarca da Golegã.
Confiança no trabalho da ministra da Agricultura
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, ex-presidente da Câmara de Abrantes, visitou a Feira do Cavalo no sábado, sendo uma das personalidades convidadas para o almoço promovido pela autarquia. Veiga Maltez diz que confia e tem esperanças no trabalho que Maria do Céu Albuquerque vai desenvolver, sobretudo no que respeita ao poder negocial com a União Europeia.
“Aproveito sempre quando os governantes vêm à Golegã para lhes transmitir e sensibilizar sobre os problemas que os agricultores atravessam”, referiu o autarca, reiterando que acredita que “a senhora ministra, que é da região, sabe bem e está sensibilizada” para aquilo que se passa no sector agrícola.

À margem

No almoço, promovido pela Câmara da Golegã, marcou presença a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, ex-presidente da Câmara de Abrantes e algumas individualidades da Golegã e concelhos vizinhos. Ainda assim, da lista de mais de 130 convidados, pouco mais de 60 marcaram presença. Nuno Castelão, Provedor da Misericórdia da Chamusca, foi uma das personalidades que aproveitou para felicitar a nova ministra, bem como o vice-presidente e vereadora da Câmara de Torres Novas, Luís Silva e Elvira Sequeira, que estiveram sempre lado a lado com a ministra. Ministra que, enquanto presidente de câmara, de nada se inibia, agora prefere não ser fotografada ou filmada enquanto come. Maria do Céu Albuquerque esteve sempre apoiada pelos seus dois assessores, embora para já tenha dispensado segurança privada.

Golegã quer Feira do Cavalo como destino turístico internacional

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido