uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pedro Canavarro conta a sua história em livro
foto DR Pedro Canavarro, trineto de Passos Manuel, vive na casa que o político liberal construiu em Santarém no séc. XIX e que, simbolicamente, dá título à sua autobiografia

Pedro Canavarro conta a sua história em livro

“Na Casa de Pedro” é o título da autobiografia apresentada nos Paços do Concelho de Santarém

Pedro Canavarro lançou no dia 6 de Novembro a sua autobiografia “Na Casa de Pedro”, livro que o antigo secretário de Estado da Cultura e musicólogo Rui Vieira Nery apresentou como um testemunho de vida “honesto e transparente” de alguém que viveu “intensamente no coração” do meio cultural, intelectual e político do país. A publicação foi lançada no salão nobre dos Paços do Concelho de Santarém, um espaço que o académico, que foi eurodeputado e líder do extinto Partido Renovador Democrático (PRD), escolheu para “abrir o baú” e “despojar-se às leituras mais diversas”.
Trineto de Passos Manuel, é na casa que o político e ministro liberal do século XIX construiu em Santarém que Pedro Canavarro, 82 anos, vive, e que transformou em “casa-museu”, convidando quem o visita a ver a paisagem que Almeida Garrett descreve em “Viagens na Minha Terra”. É essa casa que, simbolicamente, dá título ao livro.
Pedro Canavarro é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, onde leccionou História de Arte, Arte Portuguesa e Ultramarina, Civilização Grega, Urbanismo e Cultura Portuguesa. É também diplomado em Museologia e Conservação de Museus e foi leitor de português no Japão, tendo dirigido a Associação de Amizade Portugal-Japão. Foi comissário-geral da XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura, sobre os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento, em 1983.
Foi deputado no Parlamento Europeu entre 1989 e 1991 pelo Partido Socialista e entre 1991 e 1994 pelo PRD, tendo sido ainda candidato independente às eleições europeias em Itália.
Numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da autora da introdução, a historiadora Maria Emília Pacheco, foi sublinhada a ligação que Pedro Canavarro manteve desde sempre à cidade, onde foi vereador e presidente da assembleia municipal, além de ter criado a Associação de Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém e de ter dirigido a Casa da Europa do Ribatejo e o Círculo Cultural Scalabitano.

Pedro Canavarro conta a sua história em livro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido