Cavaleiro Andante

Uma cena muito... neo-realista!
Um dos elementos do Teatro Fatias de Cá, de Tomar, foi a Vila Franca de Xira e aproveitou para deixar um cartaz de publicidade a um dos espectáculos da companhia, no Museu do Neo-Realismo. Entretanto, chegou um recado para ir buscar o cartaz porque a direcção do Museu tinha recusado autorização para ele ser afixado. A pergunta que se coloca é pertinente. O que motiva o Museu do Neo-Realismo a recusar publicitar uma peça de teatro (Os Relvas), baseada no romance “Barranco de Cegos”, obra prima de Alves Redol, que é um dos ícones do... Neo-Realismo?.
Cavaleiro Andante | 08-01-2020


Verborreia não, obrigado!!
O líder da bancada do Partido Socialista (PS) na Assembleia Municipal de Ourém, José Alho, não gostou que apenas tenham sido dados dez minutos à sua bancada para a discussão do ponto da ordem de trabalhos relativo aos principais problemas do concelho, enquanto que o presidente da câmara teve direito a meia hora. O Cavaleiro Andante não compreende a frustração do eleito. Afinal, não é o povo que diz que... quem muito fala pouco acerta?.
Cavaleiro Andante | 06-01-2020


Um Herodes da treta!!
O presépio público do Largo do Seminário, em Santarém, voltou a ser vandalizado. Depois de, em 2013, alguém ter roubado o Menino Jesus e de, no ano passado, ter cortado a cabeça ao camelo, desta vez, cortou uma perna à vaca, o que leva a crer que a besta que fez aquilo... é carnívora.
Cavaleiro Andante | 05-01-2020


Arco-íris!!
No chamado “Dia das Pingas”, a 27 de Dezembro, no Espinheiro, Alcanena, altura do ano em que as casas se abrem e oferecem vinho e comida a quem passa, a presidente da União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, Lina Louro, dançou, cantou, comeu e bebeu mas sem nunca oscilar, nem tropeçar, o que é sempre um feito assinalável. E o Cavaleiro Andante pode garantir que é verdade porque nunca a perdeu de vista, o que até não era difícil porque ela, graças à indumentária que escolheu... era a mais vistosa da festa!!!.
Cavaleiro Andante | 04-01-2020

Fernando Freire não vai passar do ano velho
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Fernando Freire, ainda está tão engasgado com o assunto do seu chefe de gabinete que resolveu não comemorar a Passagem do Ano. O Cavaleiro Andante soube que Fernando Freire andou a fazer queixinhas de O MIRANTE ao Pai Natal por o jornal ter feito notícia das polémicas com o concurso público e que o Pai Natal o terá aconselhado a tomar banhos de areia no Tejo, mesmo em frente do cais Dr. Pombeiro, que foi um distinto barquinhense. O Cavaleiro Andante desconhece onde é que Fernando Freire se vai esconder para que o Ano Novo não o encontre.
Cavaleiro Andante | 03-01-2020

Um crime ambiental... do caraças!
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) moveu um processo à Câmara de Ferreira do Zêzere devido à autorização da prática da modalidade de wakeboard no Cable Park, do Lago Azul, sem licença para tal, e a autarquia pode vir a apanhar uma multa até dez mil euros. O município impugnou a acção e o presidente da câmara, Jacinto Lopes, fala numa “tontaria” mas o Cavaleiro Andante não concorda. A acção fiscalizadora mostra que a Agência Portuguesa do Ambiente está viva e a ganhar balanço para atacar noutras frentes. Os grandes poluidores dos rios... que se cuidem!!.
Cavaleiro Andante | 02-01-2020

A administração do CNEMA no seu melhor
A administração do CNEMA, onde a CAP tem maioria absoluta, tem figurantes como existem nos filmes históricos de Hollywood. A diferença é que os figurantes são pessoas importantes da cidade de Santarém, embora como administradores tenham o mesmo valor dos figurantes de Hollywood pagos para fazerem papéis de actores. O caso com a CONFAGRI, que o Cavaleiro Andante leu com espanto, é um bom exemplo da importância absoluta da CAP na direcção do CNEMA, mas também um sinal evidente de que a CAP tem uma boa imprensa. A guerra entre as três confederações de agricultores, que O MIRANTE denunciou em primeira mão, que teve, e vai continuar a ter, reflexos na gestão do CNEMA, não fez mugir um jornalista dos camaradas que andam atrás da má utilização dos dinheiros comunitários. Caso para dizer que acabamos bem o ano de 2019, mostrando que ainda há “vacas sagradas” nas redacções dos jornais que fazem a agenda do José Sócrates, do Ricardo Salgado, do Luís Filipe Vieira e companhia limitada. Bom Ano para todos eles e também para os cavaleiros andantes da região ribatejana.
Cavaleiro Andante | 01-01-2020