Círculo Cultural Scalabitano tem plano cultural ambicioso para 2020
Associação promete vários eventos ligados à cultura, à música, às artes, ao teatro. São vários os espectáculos e acções para o desenvolvimento cultural de Santarém.
O plano de actividades e orçamento do Círculo Cultural Scalabitano, para 2020, já foi aprovado e contempla uma série de iniciativas culturais e artísticas. A instituição de Santarém aposta no trabalho das suas secções: Orquestra Típica Scalabitana, Coro e Veto Teatro Oficina, bem como das suas Academias: de Dança e Expressão Corporal (Ballet), Música e Teatro e Expressão Plástica. O Círculo vai também estar a desenvolver os seus departamentos de Recreação Histórica, atividades de Ar Livre e Lazer, Artes Plásticas e Comunicação e Imagem.
Na assembleia-geral, presidida por Botas Castanho, foi abordada também a preocupação que merecem as instalações da instituição, como o edifício sede, a biblioteca e registo do seu arquivo. Pelo que a associação vai em 2020 continuar a sua acção na salvaguarda deste património. As parcerias vão também continuar a serem importantes para o círculo cultural. Em 2020 vão manter-se projectos que têm sido desenvolvidos directamente pela direcção, como é o caso do “Festival de Acordeão”, das “Temporadas” de programação cultural (Primavera e Outono), as “Tertúlias” e a “Gala Anual”.
O coro da associação vai este ano desenvolver três projectos. Um deles é o “Abril, mês do Coro”, que inclui o Encontro de Coros de 25 de Abril. Há ainda o conjunto de “Concertos Temáticos”, alguns deles celebrativos de datas como o Dia Mundial da Música. O terceiro projecto é o de “Permutas Culturais”, que têm permitido deslocações ao estrangeiro, mas também muitas actuações em Portugal.
O Veto Teatro Oficina, que comemorou cinquenta anos de actividade, vai apostar na reposição do espectáculo “Bernardo Santareno nos Túneis da Liberdade”, que integrará as comemorações do centenário do nascimento do dramaturgo de Santarém. “Alice no País das Maravilhas”, é outra das representações que vai estar em cena. Ambos os espectáculos são para o público adulto. As crianças vão poder assistir à peça “O palhaço Soneca e o Mapa Mágico”. “O Pantufa, o Ernesto e a Sopa da Avó” também vai estar nos palcos e é sobretudo dedicado às crianças em contexto escolar.
A preparação dos actores, outra aposta do Círculo Cultural Scalabitano, começa já no início do ano, estando previstas três ações de formação: “Construção de Marionetas” e o “Trabalho sobre o Texto Teatral”. No segundo semestre de 2020 decorre a formação sobre: “Técnicas de Improvisação”. Na música, a Orquestra Típica Scalabitana está a preparar o lançamento do seu novo CD, que vai também assinalar os 74 anos da orquestra. A Academia de Música vai continuar as suas actividades com a direcção artística de João Correia e Guilherme Madeira. A Academia de Teatro e Expressão Plástica pretende crescer mais.
A ADEC – Academia de Dança e Expressão Cultural, sob orientação de Encarnação Noronha, Vítor Murta e Mafalda Murta, vai continuar a oferecer formação artística. Existem três projectos previstos para este ano, que são: “A ADEC fora de portas” para formação de públicos; o “Atelier de Verão”; a “Festa do Ballet” e o novo projecto: “A Dançar também se faz história”, que pretende criar uma narrativa ligada à história da dança em Santarém.
O Departamento de Actividades de Ar Livre e Lazer, em 2020, manterá o ciclo de “Tertúlias”, sendo que a primeira iniciativa tem por objectivo dar a conhecer melhor o dramaturgo Bernardo Santareno. Vai manter os “Percursos na Natureza” e o “Arraial Popular do CCS”. Nas Artes Plásticas, com orientação de Fernanda Narciso, vai valorizar-se o projecto da “Galeria de Arte do CCS”, que vai estar dedicada à apresentação de novos artistas de Santarém.