Touradas em Santarém geram lucros de mais de um milhão
Num estudo realizado pelo Instituto Politécnico de Santarém revela-se que menos de metade dos espectadores das corridas de toiros em Santarém são da cidade e que muitos dos que são de fora não iam à capital de distrito há meio ano.
As três touradas realizadas no ano de 2019 na Praça de Touros Monumental Celestino Graça, em Santarém, renderam mais de um milhão de euros e tiveram mais de 25 mil espectadores. O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) realizou este estudo de impacto económico das touradas na cidade fazendo 705 inquéritos.
O estudo do Politécnico sobre as touradas em Santarém envolveu também a vertente económica e os gastos estimados dos espectadores em restauração. Os dados indicam que 51,46% dos que assistiram aos espectáculos gastou até 20 euros em refeições, mas 13% gastou mais de 40 euros.
As três corridas de touros, todas da organização da Associação Praça Maior, decorreram uma em Março, no âmbito das Festas da Cidade e a as outras duas em Junho. A corrida de 17 de Março foi a que mais público teve com um total de 9.037 participantes. Seguiu-se a de 16 de Junho onde assistiram 8.647 pessoas e a de 10 de Junho, com 7.476 entradas.
O estudo do IPS debruçou-se ainda sobre o género, a idade e a naturalidade das pessoas que frequentaram estas três touradas. Assim, 60% dos espectadores são do sexo masculino e 29% têm entre 18 e 24 anos, 19% têm entre 55 e 64 anos e 17% estão entre os 25 e os 54 anosna casa dos 54 anos.
Um dado curioso é que 64% dos espectadores são de fora do concelho de Santarém e, destes, 26% não visitavam a capital do Ribatejo há mais de meio ano. Apenas 36% dos espectadores são residentes no concelho de Santarém.