uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alcanena tem plano estratégico para promover a educação e formação
Câmara de Alcanena estabeleceu Plano Estratégico Educativo Municipal para a educação e formação no concelho

Alcanena tem plano estratégico para promover a educação e formação

O Plano Estratégico Educativo Municipal de Alcanena procura potenciar os recursos e as parcerias existentes no concelho por entender a educação e a formação como essenciais no desenvolvimento da comunidade.

O município de Alcanena estabeleceu um Plano Estratégico Educativo Municipal para a educação e formação no concelho. A vereadora com o pelouro da Educação, Maria João Gomez (PS), explica que o plano surge no âmbito do aumento das responsabilidades dos municípios na área da educação, obrigando a uma maior agilização de recursos humanos, materiais e financeiros, mas também a uma maior partilha e colaboração entre os diferentes parceiros e agentes educativos.
O plano, já aprovado pela câmara e pela assembleia municipal, decorre de uma candidatura ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, tendo contado com a colaboração de uma equipa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto e com o envolvimento de um conjunto alargado de parceiros locais, adiantou.
Delineando um conjunto de acções em cinco eixos estratégicos o documento define como objectivos estratégicos a afirmação da identidade do território, o enquadramento da organização do sistema educativo, o estimular da aprendizagem e da inovação, a melhoria das qualificações dos munícipes, a monitorização e avaliação das políticas e projectos educativos, a qualificação das instituições educativas e a racionalização dos recursos.
Os eixos estratégicos incluem acções no âmbito da “educação e património local” (colocando o património natural como contexto de aprendizagem), da “valorização dos recursos e serviços educativos do município”, da “educação para o desenvolvimento pessoal e social”, da “qualificação e formação ao longo da vida” (com oferta de cursos profissionais e formação de adultos) e da “promoção do sucesso educativo” (através dos projectos do Agrupamento de Escolas de Alcanena).
A directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena (AEA), Ana Cláudia Cohen, salientou a importância da parceria criada ao longo de um processo que permitiu envolver um vasto leque de entidades (autarquia, escolas, instituições de saúde, de emprego e formação, empresariais, IPSS) e, perante o levantamento de dados efectuado, “ver como, em conjunto, se pode potenciar o sucesso educativo, fixar alunos e dar resposta aos seus anseios”. Acrescenta ainda que um dos objectivos é também “trazer a comunidade para esta causa”.
Ao longo do processo de elaboração do plano educativo concelhio o AEA construiu o seu próprio projecto educativo, com metas concretas, aproveitando o facto de ser um dos agrupamentos que iniciou, há três anos, a flexibilidade curricular (o que lhe permite ter até 25% de currículo local), que está a testar a avaliação em semestres e que tem em curso uma parceria com a associação Materiais Diversos, com projectos com artistas em todos os níveis de ensino.

Da melhoria das escolas às parcerias com entidades

O Plano Estratégico Educativo Municipal de Alcanena prevê acções com o Centro Ciência Viva do Alviela, para aproveitamento do património natural do concelho como contexto de aprendizagem, a criação, pelo município, de dois percursos interpretativos em torno do tecido económico local (curtumes e têxteis), bem como de módulos de aprendizagem sobre património cultural/natural nas Atividades de Enriquecimento Curricular; a promoção do relacionamento intergeracional “através da partilha de saberes, valores e experiências socioculturais” e a criação de roteiros em cada freguesia.
A melhoria das escolas e a sua dotação com laboratórios de aprendizagem, o reforço e formação dos recursos humanos, a gestão do transporte escolar e dar acesso à Edubox aos encarregados de educação são outras acções preconizadas.
No eixo da “educação para o desenvolvimento pessoal e social” constam os projectos do AEA de residências artísticas e de parceria com a Materiais Diversos, os projectos ComParte e Ashoka (de envolvimento cívico e transformação social), o da assembleia de alunos, os de empreendedorismo, de ‘mindfulness’ e de multiculturalidade, bem como os do município de educação de públicos, do orçamento participativo jovem, de educação positiva, de promoção de alimentação saudável e actividade física, entre outros.
O plano inclui ainda, para a qualificação e formação ao longo da vida, a promoção de cursos profissionais que vão ao encontro das necessidades da comunidade, o aprofundamento de parcerias com empresas.
Para a promoção do sucesso educativo o plano aposta na educação digital, actividades de estimulação do raciocínio e resolução de problemas, na inclusão, iniciativas de ‘coaching’, psicologia no pré-escolar, reforço da orientação vocacional, plano de formação e desenvolvimento de carreira para os professores, acções de formação para a comunidade educativa, ensino experimental das ciências, acções de promoção da leitura e de sensibilização parental, entre outras.

Alcanena tem plano estratégico para promover a educação e formação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido