Espaço Cidadão na Freguesia de São Pedro é exemplo para alargar serviço
Presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, sensibilizou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública para a necessidade de alargar estes espaços a todas as freguesias
A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, inaugurou o Espaço do Cidadão na sede da Junta de Freguesia de São Pedro, em Tomar. Esta freguesia é uma das que tem povoamento mais disperso no concelho de Tomar. O novo espaço vai permitir o acesso a vários serviços aos moradores locais e também aos das freguesias vizinhas, de modo a que não tenham que se deslocar à cidade. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, afirma que é um objectivo do município que todas as freguesias rurais do concelho venham a receber um Espaço do Cidadão.
No Espaço do Cidadão vai ser possível renovar o cartão de cidadão e a carta de condução, marcar consultas relacionadas com formação ou oferta de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional, além de tratar de vários assuntos relacionados com os registos e notariados. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira entre as 13h00 e as 16h00. A Câmara de Tomar apoiou na remodelação do espaço e vai apoiar na futura comparticipação de algumas despesas correntes. A Agência para a Modernização Administrativa forneceu o equipamento e o mobiliário.
Perante a presença da ministra, Anabela Freitas referiu que será necessário que estas áreas territoriais sejam dotadas de uma boa cobertura de fibra óptica. Um pedido que é essencial, no entender da autarca, para que a modernização administrativa seja efectiva e acessível a todos os cidadãos. Alexandra Leitão sublinhou que a rede nacional de Espaços do Cidadão tem como objectivos fundamentais a proximidade, inclusão e modernização. “Uma das suas funções essenciais é ajudar quem não tem a mesma destreza a trabalhar com as novas tecnologias. Este é um local onde cada pessoa é ajudada a tratar de assuntos online”, disse.