uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um ano depois vai ser tapado buraco que surgiu num quintal de Covão Coelho
Há mais de um ano que Maria da Graça Castanheira tem um buraco no seu quintal por tapar

Um ano depois vai ser tapado buraco que surgiu num quintal de Covão Coelho

Um buraco que se abriu no quintal de uma moradora de Covão do Coelho, devido ao entupimento das condutas de águas pluviais, esteve esquecido um ano. A câmara diz que vai agora tratar do assunto.

Há um ano que Maria da Graça Castanheira tem um buraco, que tem vindo a crescer, no quintal da sua habitação em Covão Coelho, freguesia de Minde, concelho de Alcanena. A câmara pensava que a situação estava resolvida e a moradora não quis chatear o município. Mas agora, há pelo menos a promessa de que a cavidade que surgiu nas intempéries de Dezembro de 2018 seja tapada.
Maria da Graça vive há cerca de 50 anos em pleno maciço calcário estremenho onde existem muitos algares. “No dia da forte chuvada a água era tanta que saía por todos os lados do quintal. Quando fui varrer a chuva para evitar que entrasse na garagem escorreguei e parti o braço”, recorda a O MIRANTE. Na altura os técnicos da Câmara de Alcanena estiveram no local e colocaram umas estacas para proteger o buraco e assim ficou.
O MIRANTE contactou o vereador Luís Pires, que detém os pelouros das Obras Municipais por Administração Directa e Rede de Águas e Saneamento, que explicou que na altura verificaram que as antigas condutas de águas pluviais estavam entupidas, o que provocou um rebentamento e o abatimento dos terrenos. “Colocámos manilhas novas e limpamos a tubagem e o algar. Por isso é que o quintal da senhora nunca mais inundou”, explicou.
Confrontado com o facto de o buraco estar há tanto tempo por tapar o vereador afirma que não tinha conhecimento. “Os técnicos não se devem ter apercebido que ficou o buraco no quintal da senhora. No início do ano vamos lá tapá-lo porque a situação está resolvida. Se não estivesse resolvida o quintal continuava a inundar e neste momento isso já não acontece”, garantiu o vereador.

O que é um algar?
O algar é um acidente geológico comum em regiões calcárias, como é o caso da Serra de Aire e Candeeiros. A passagem da água das chuvas dissolve a pedra e, caso a instabilidade do solo não seja acautelada, pode colocar em risco tanto as pessoas como as construções.

Um ano depois vai ser tapado buraco que surgiu num quintal de Covão Coelho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido