uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Centro de Santarém entra em obras  na segunda quinzena de Fevereiro

Requalificações da Avenida António dos Santos, do Largo da Alcáçova e Avenida 5 de Outubro e da Igreja do Alporão devem arrancar até final do mês.

Várias empreitadas de requalificação urbana vão ter início nos próximos dias no centro de Santarém e vão durar meses, sendo a de maior dimensão a requalificação da Avenida António dos Santos, que liga a rotunda do W Shopping ao cemitério e que tinha início previsto para esta semana.
A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), durante a última reunião do executivo. As obras na Avenida António dos Santos foram adjudicadas à empresa Construções Martins e Reis Lda., com sede no concelho de Ourém, pelo valor total de 2 milhões e 353 mil euros. A intervenção conta com financiamento da União Europeia em 85% e tem um prazo de execução de 18 meses, a partir da sua consignação.
Para dia 22 de Fevereiro está previsto o arranque da obra de requalificação do Largo da Alcáçova e da Avenida 5 de Outubro, único acesso rodoviário ao Jardim das Portas do Sol. A empreitada foi adjudicada à empresa Desarfate - Desaterros de Fátima Lda., por 1.139.500 euros. A requalificação contempla a zona histórica, o adro em lajedo de pedra calcária, a preservação das olaias e a recuperação do eixo da Avenida 5 de Outubro com o Jardim Portas do Sol, mantendo os lugares de estacionamento existentes.
Para dia 25 de Fevereiro está previsto o início das há muito aguardadas obras de reabilitação da Igreja de São João do Alporão. O monumento nacional, situado no centro histórico da cidade e que vinha funcionando como núcleo museológico, está encerrado desde 2012 por razões de segurança, devido a problemas na estrutura.
A requalificação da Igreja de São João de Alporão foi adjudicada pelo município à empresa In Situ, Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda., pelo valor total de 733.939 euros. Esta empresa não foi a escolha inicial da autarquia para executar as obras, mas acabou por vencer a contestação que apresentou em tribunal e cujo processo passou por várias instâncias.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido