Entrevista

ABEI está financeiramente aflita mas não está moribunda
Miguel Branco é presidente da Associação de Bem-Estar Infantil (ABEI) de Vila Franca de Xira há dois anos. Herdou uma situação de calamidade, com os credores a bater à porta. Em entrevista a O MIRANTE fala dos problemas do associativismo, dos planos para recuperar as contas e da urgência em profissionalizar os órgãos de gestão.
Entrevista | 05-04-2021


Francisca Laia: uma campeã dentro e fora de água
Francisca Laia, 26 anos, iniciou o seu percurso na canoagem aos seis anos, por influência do pai, João Laia, no Clube Desportivo Os Patos, em Abrantes. Ao longo dos anos tem vindo a coleccionar medalhas, nacionais e internacionais, e já foi eleita várias vezes atleta feminina do ano. O ponto mais alto na sua carreira desportiva atingiu-o com a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em 2012 ingressou na Universidade de Coimbra para estudar medicina. Em entrevista a O MIRANTE, realizada minutos antes de um treino na Aldeia do Mato, na albufeira de Castelo do Bode, a atleta falou da infância, da maternidade, e do seu futuro como médica.
Entrevista | 05-04-2021


Luís Silva: sou um homem do Ribatejo nascido no Pafarrão
Luís Silva é rosto do Partido Socialista em Torres Novas e vice-presidente da câmara municipal com o pelouro do urbanismo. Nas últimas três décadas foi várias vezes presidente da concelhia do PS, cargo que ocupa neste momento. Quando António Rodrigues deixou o cargo Luís Silva era presidente da assembleia municipal. Com Pedro Ferreira reforçaram a maioria absoluta do PS nas autárquicas de 2017. Luís Silva é conhecido em Torres Novas por ser o homem-forte do partido, para o bem e para o mal, e Pedro Ferreira o líder da política dos afectos. Nesta conversa não há revelações de segredos mas fica aqui o perfil de um dos homens mais influentes de Torres Novas que, no entanto, tem um ar sisudo e de poucos amigos, o que contrasta com o do seu camarada Pedro Ferreira. Luís Silva é licenciado em gestão, casado, tem duas filhas maiores, e nasceu na aldeia do Pafarrão situada no sopé da Serra d’Aire, no caminho entre Torres Novas e Fátima. Foi professor e delegado sindical dos professores. Viveu cinco anos em Benavente e foi lá que se filiou no PS. Quem quiser saber o que vai ser a vida política em Torres Novas até às próximas eleições autárquicas não pode deixar de ler esta entrevista.
Entrevista | 05-04-2021
