uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Major-general de Almeirim é 2º comandante  da força da ONU na República Centro-Africana
foto DR Major-General Paulo Maia Pereira é o novo segundo comandante da missão internacional da República Centro-Africana

Major-general de Almeirim é 2º comandante  da força da ONU na República Centro-Africana

O major-general Paulo Maia Pereira, natural de Almeirim, é o novo segundo comandante da missão internacional para a estabilização da República Centro-Africana, no âmbito das Nações Unidas (ONU). O oficial do Exército tomou posse das funções em Bangui, com honras militares no Quartel-General da força que está naquele país.
Segundo o Exército Português, na sua primeira intervenção, Maia Pereira “evidenciou a importância do espírito de equipa e apelou ao compromisso incondicional que caracteriza o Soldado, sendo o principal objectivo utilizar esta condição militar para ajudar a República Centro-Africana a alcançar a estabilidade, o desenvolvimento e a segurança da população”.
A missão das Nações Unidas tem por objectivo a segurança e protecção da população civil, o apoio humanitário e ao processo de transição com o desarmamento e reintegração dos grupos armados. Maia Pereira tem um vasto currículo militar, tendo exercido funções me várias unidades, no Estado-Maior-General das Forças Armadas e no Comando Supremo das Forças Aliadas na Europa (SHAPE), somando várias missões internacionais.
Maia Pereira comandou o batalhão português que esteve no Kosovo, onde deixou uma escola, na zona de Orlann, com o nome de Almeirim naquela zona dos Balcãs, conforme O MIRANTE noticiou em 2007. O material escolar foi oferecido pela Câmara de Almeirim. Na altura o militar era tenente-coronel e comandou um batalhão de 290 militares. A escola de Orlann, onde estudavam na altura 500 crianças sem o mínimo de condições, foi seleccionada, explicou na altura a O MIRANTE, porque esta era uma das zonas com menor influência das máfias e porque foi onde a força nacional teve melhor acolhimento por parte da população.

Major-general de Almeirim é 2º comandante  da força da ONU na República Centro-Africana

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido