
Feira de São Matias não sai do Aquapolis em Rossio ao Sul do Tejo
Presidente da Câmara de Abrantes quer afirmar o secular certame nessa zona ribeirinha e reforçar a sua dinâmica.
Dezenas de crianças da escola básica de Rossio ao Sul do Tejo juntaram-se ao presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), e restante executivo municipal para inaugurar oficialmente mais uma edição da secular Feira de São Matias, na tarde de sexta-feira, 14 de Fevereiro. No discurso da praxe, o autarca afirmou que, após algumas hesitações, a Feira de São Matias vai manter-se na zona ribeirinha do Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo. Havia a hipótese de ser transferida para o Vale da Fontinha mas, depois de ouvir os comerciantes, a autarquia decidiu manter a feira no Aquapolis Sul.
Manuel Valamatos diz que o município quer afirmar o certame nesse local e pretende reforçar a dinâmica da Feira de São Matias e afirmá-la cada vez mais como um dos principais eventos do concelho. Para reforçar essa dinâmica, o presidente referiu que o município introduziu este ano iluminação decorativa e também alguma iluminação junto à ponte sobre o Tejo e nas entradas da feira, com o intuito de lhe dar mais visibilidade. Também vai haver animação de rua aos sábados até ao fim da feira, a 8 de Março.
A maioria dos feirantes com quem O MIRANTE conversou durante a inauguração mostrou-se satisfeita com a decisão de se manter a feira no Aquapolis Sul em vez de se mudar para o Vale da Fontinha. Valamatos concorda que nesse local a Feira de São Matias não iria ter a mesma dinâmica de crescimento que pode ter em Rossio ao Sul do Tejo. Há também quem defenda que a melhor localização seria no Tecnopólo, em Alferrarede, onde o certame já se realizou.
Após o discurso inaugural, a comitiva percorreu o recinto da feira. Valamatos cumprimentou todos os feirantes e muitos deles conheceu-os pelo nome, tendo ficado a conversar com alguns. A animar a tarde com música e brincadeiras esteve o trio de palhaços Meganimação um grupo de Abrantes.
Até 8 de Março a Feira de São Matias vai ter à disposição dos visitantes, carrosséis, venda de roupa, espaço de restauração entre outras animações.
À margem
O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, mostrou ser o chamado ‘homem do povo’. Assim que chegou cumprimentou as dezenas de senhoras que aguardavam a inauguração oficial do certame. As crianças que também ali estavam foram cumprimentadas com afagar da mão na cabeça ou um aperto de mão. No final, a criançada rejubilou quando o autarca ofereceu pacotes de pipocas a todos. Valamatos não perdeu a oportunidade para provar vários queijos da serra oferecidos por um feirante tendo confessado ser apreciador desta iguaria.
A restante comitiva do gabinete de comunicação do município, autarcas e chefes de gabinetes não faltaram à chamada. Sempre foi uma tarde diferente fora dos gabinetes.
