uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival de Gastronomia de Santarém entra nos quarenta e é celebrado todo o ano
Ceia da Silva, Ricardo Gonçalves e João Leite na apresentação do programa do festival, na Casa do Campino

Festival de Gastronomia de Santarém entra nos quarenta e é celebrado todo o ano

Apresentação do programa comemorativo foi o aperitivo para uma série de actividades que vão de Fevereiro a Dezembro. O prato principal será servido de 16 de Outubro a 1 de Novembro.

Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia vão ser celebrados em Santarém com uma diversidade de eventos, de Fevereiro a Dezembro, que visam promover essa marca e “reforçar a cidade como a capital da gastronomia em Portugal”, tornando-a “o maior e mais diversificado restaurante nacional”.
As entradas e aperitivos do programa foram servidos na segunda-feira, 17 de Fevereiro, durante um almoço que contou com diversas actividades e uma ementa servida pelo chef escalabitano Rodrigo Castelo, à base de produtos endógenos como a carne de capado de Amiais de Baixo ou o barbo do Tejo. O acompanhamento líquido esteve a cargo dos vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo.
A primeira novidade para os apreciadores da boa mesa é que, no ano dos quarenta, o Festival Nacional de Gastronomia estica-se no calendário, indo de 16 de Outubro a 1 de Novembro. Ou seja, mais uma semana do que o modelo que vinha sendo seguido nos últimos tempos.
Ao longo do ano os principais eventos do calendário de festejos na cidade vão também ter a gastronomia como pilar fundamental. Como são os casos das Festas de São José, em meados de Março, e das Cortes & Lendas, no fim de Abril e início de Maio, referiu João Leite, presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém, entidade que organiza o festival em conjunto com a Câmara de Santarém.
Outro momento marcante vai ser a celebração em Santarém do Dia Nacional da Gastronomia, por escolha da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o que vai acontecer em Maio. Ao longo do ano, em Fevereiro, Junho e Setembro, vão também ser realizados jantares com gastronomia de três regiões distintas, com o mote “Portugal à Mesa”. E, em Dezembro, o programa termina com uma Grande Gala dedicada aos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia, como cereja no cimo do bolo.
Nos claustros da Casa do Campino as mesas encheram-se de convidados entre parceiros, patrocinadores, autarcas e comunicação social. O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, realçou que o programa do Festival Nacional de Gastronomia vai contar este ano com muitas actividades satélites, referindo o papel pioneiro da iniciativa no país e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para o tornar diferenciador face aos muitos eventos que existem do género.
António Ceia da Silva, presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, também não faltou à chamada, congratulando o evento e sublinhando o trabalho que tem vindo a ser feito na divulgação da gastronomia e vinhos ribatejanos, de que são exemplos a certificação de restaurantes e a edição de um guia com os estabelecimentos certificados.

Festival de Gastronomia de Santarém entra nos quarenta e é celebrado todo o ano

Mais Notícias

    A carregar...