Aprovada central fotovoltaica em Marinhais
Projecto para produção de energia junta-se a outro que está a ser construído na freguesia do Granho.
O município de Salvaterra de Magos aprovou a instalação de uma central fotovoltaica em Marinhais, que se vai juntar a uma outra que está a ser construída na freguesia do Granho.
Segundo a Câmara de Salvaterra de Magos, cada uma dessas centrais tem uma potência a instalar de 25MW, o que permitirá uma produção de energia de 53 GWh por ano. O concelho de Salvaterra de Magos passa assim a ser “exportador” de energia, uma vez que cada instalação produz o equivalente a 75% do consumo verificado no concelho.
A central fotovoltaica de Marinhais deve estar concluída ainda este ano e assegurará ainda a possibilidade de as escolas e a comunidade local poderem realizar visitas de estudo à unidade, durante as quais serão distribuídos folhetos informativos e de sensibilização ambiental.
O presidente do município, Hélder Esménio, congratula-se com os projectos, uma vez que estes encaixam na estratégica municipal de combate às alterações climáticas e incremento da eficiência energética. O autarca realça ainda que estas centrais vão contribuir, quando entrarem em funcionamento, para a redução de 40 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.