uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca condena falta de civismo que afecta higiene urbana em VFX
João Santos e Paulo do Carmo assinaram protocolo de sensibilização para as questões ambientais que vai levar acções de informação aos jovens alunos da freguesia

Autarca condena falta de civismo que afecta higiene urbana em VFX

Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira diz que manter a cidade limpa é uma responsabilidade de todos. Protocolo assinado com a Quercus vai sensibilizar as crianças das escolas da freguesia para essa temática.


O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, João Santos (PS), está preocupado com as queixas frequentes de focos de insalubridade pública na cidade e quer dar a volta a essa situação. Um dos novos passos foi a assinatura de um protocolo, na manhã de 13 de Fevereiro, com a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus).
A parceria com a organização ambientalista mais antiga do país visa a realização nas escolas da freguesia de quatro acções de sensibilização ambiental por ano, com um custo para a junta na casa dos dois mil euros. Duas serão acções de campo destinadas também a toda a comunidade. A intenção é gerar uma dinâmica de pedagogia social para os problemas do ambiente e incentivar boas práticas cívicas que, lamenta o autarca, estão em falta.
“Tenho testemunhado episódios condenáveis. A maioria das reclamações que recebemos é por causa de urina no espaço público, situação que gera maus cheiros e insalubridade urbana. Ainda se verifica a existência de muitas fezes de canídeos por falta de civismo dos donos. Temos até episódios, não tão poucos como isso, de fezes humanas no espaço público. É preciso mudar isto”, lamenta o autarca.
As duas principais festas que se realizam na cidade – o Colete Encarnado e a Feira de Outubro – são também responsáveis por um dos maiores problemas ambientais do concelho: a deposição descontrolada de milhares de copos de plástico pelas ruas. “A câmara tentou mitigar esse problema, o ano passado, dando copos reutilizáveis mas a medida carece de mais tempo para se afirmar”, nota.
João Santos acredita que a dinamização destas acções de sensibilização nas escolas terá um efeito positivo para o futuro.“Está na altura das pessoas começarem a ter maior consciência ambiental”, apela.
O presidente da Quercus, Paulo do Carmo, esteve presente na assinatura do protocolo, no auditório da junta vilafranquense, e destacou o bom trabalho desenvolvido pelo actual executivo na defesa dos valores ambientais. “Estamos a falar de uma região que devido à sua localização, por causa do estuário do Tejo, a torna numa zona ainda mais sensível às alterações climáticas. É importante os alunos perceberem a importância deste ecossistema, de uma correcta gestão da água e da devida deposição de resíduos”, defendeu.

Autarca condena falta de civismo que afecta higiene urbana em VFX

Mais Notícias

    A carregar...