uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escolas devem fomentar interesse dos jovens pela agricultura
João Quinas diz que as escolas devem trabalhar para captar jovens

Escolas devem fomentar interesse dos jovens pela agricultura

Director da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, João Quinas, falava durante o almoço pedagógico inserido na comemoração do 30º aniversário da instituição.


Os jovens não se sentem atraídos pelo meio rural e é por isso que as escolas agrícolas devem continuar a lutar pela atracção de alunos, procurando inovar e oferecendo melhores condições para os cativar. A mensagem foi deixada pelo director da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), João Quinas, durante o almoço pedagógico que decorreu no dia 11 de Fevereiro, no lagar da instituição. O almoço foi confeccionado e servido pelos alunos do curso de cozinha e pastelaria da escola, no âmbito da comemoração do seu trigésimo aniversário, que se assinala a 21 de Março.
Segundo João Quinas, é mais frequente ver-se um jovem a querer vingar numa carreira ligada a áreas como a da informática do que em actividades ligadas ao meio rural. Ainda assim, realçou, há alguns cursos que vão sendo excepção, como é o caso do de técnico de gestão equina, ministrado nessa escola profissional, que tem tido muita adesão desde há vários anos. Mas, garante o director da EPDRA, “se não fizermos nada pelo mundo rural, corremos o risco dessa atractividade diminuir e haver cada vez menos pessoas a produzir alimentos e a arranjar soluções para os novos problemas, nomeadamente trazidos com as alterações climáticas”.

Um contributo importante para a economia local
João Quinas não tem dúvidas de que a instituição que dirige é muito importante para a localidade de Mouriscas, pela dinâmica que os jovens estudantes e restante comunidade académica dão à economia local. “Estamos a falar de uma média de 200 alunos, mais os professores e os funcionários. Sem a escola, Mouriscas seria uma pasmaceira e sem interesse para visitar”, admite o director da EPDRA.
E porque a comunidade escolar quer cada vez mais intervir na aldeia, este ano, revela João Quinas, a escola está a preparar-se, juntamente com a junta de freguesia e o município, para criar um parque de merendas e piscinas naturais de que os jovens possam usufruir, tal como a população. “A ideia é dar e receber. A escola integrar-se na comunidade, mas também oferecer-lhe algo em troca por a ter recebido tão bem”, explica.

Programa de aniversário prossegue até 22 de Março

Um grande piquenique, colóquios e provas de equitação e de trail são algumas das propostas que vão marcar o 30º aniversário da EPDRA. O ponto alto decorre no sábado, 21 de Março, com um piquenique destinado a alunos, ex-alunos e suas famílias para que todos possam conviver e partilhar momentos. No mesmo dia a escola acolhe ainda a segunda jornada do Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação.
No domingo, 22 de Março, a Herdade da Murteira, onde se encontra a escola, acolhe um passeio pedestre, promovido pela Associação Cultural Rotas de Mouriscas (ACROM) e o ‘Corvus Trail’, organizado pelo Clube de Orientação e Aventura (COA). O programa conta ainda com alguns colóquios temáticos, onde haverá testemunhos de experiências de vida e integração no mercado de trabalho.

Escolas devem fomentar interesse dos jovens pela agricultura

Mais Notícias

    A carregar...