Escolas devem fomentar interesse dos jovens pela agricultura
Director da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, João Quinas, falava durante o almoço pedagógico inserido na comemoração do 30º aniversário da instituição.
Os jovens não se sentem atraídos pelo meio rural e é por isso que as escolas agrícolas devem continuar a lutar pela atracção de alunos, procurando inovar e oferecendo melhores condições para os cativar. A mensagem foi deixada pelo director da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), João Quinas, durante o almoço pedagógico que decorreu no dia 11 de Fevereiro, no lagar da instituição. O almoço foi confeccionado e servido pelos alunos do curso de cozinha e pastelaria da escola, no âmbito da comemoração do seu trigésimo aniversário, que se assinala a 21 de Março.
Segundo João Quinas, é mais frequente ver-se um jovem a querer vingar numa carreira ligada a áreas como a da informática do que em actividades ligadas ao meio rural. Ainda assim, realçou, há alguns cursos que vão sendo excepção, como é o caso do de técnico de gestão equina, ministrado nessa escola profissional, que tem tido muita adesão desde há vários anos. Mas, garante o director da EPDRA, “se não fizermos nada pelo mundo rural, corremos o risco dessa atractividade diminuir e haver cada vez menos pessoas a produzir alimentos e a arranjar soluções para os novos problemas, nomeadamente trazidos com as alterações climáticas”.
Um contributo importante para a economia local
João Quinas não tem dúvidas de que a instituição que dirige é muito importante para a localidade de Mouriscas, pela dinâmica que os jovens estudantes e restante comunidade académica dão à economia local. “Estamos a falar de uma média de 200 alunos, mais os professores e os funcionários. Sem a escola, Mouriscas seria uma pasmaceira e sem interesse para visitar”, admite o director da EPDRA.
E porque a comunidade escolar quer cada vez mais intervir na aldeia, este ano, revela João Quinas, a escola está a preparar-se, juntamente com a junta de freguesia e o município, para criar um parque de merendas e piscinas naturais de que os jovens possam usufruir, tal como a população. “A ideia é dar e receber. A escola integrar-se na comunidade, mas também oferecer-lhe algo em troca por a ter recebido tão bem”, explica.
Programa de aniversário prossegue até 22 de Março
Um grande piquenique, colóquios e provas de equitação e de trail são algumas das propostas que vão marcar o 30º aniversário da EPDRA. O ponto alto decorre no sábado, 21 de Março, com um piquenique destinado a alunos, ex-alunos e suas famílias para que todos possam conviver e partilhar momentos. No mesmo dia a escola acolhe ainda a segunda jornada do Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação.
No domingo, 22 de Março, a Herdade da Murteira, onde se encontra a escola, acolhe um passeio pedestre, promovido pela Associação Cultural Rotas de Mouriscas (ACROM) e o ‘Corvus Trail’, organizado pelo Clube de Orientação e Aventura (COA). O programa conta ainda com alguns colóquios temáticos, onde haverá testemunhos de experiências de vida e integração no mercado de trabalho.