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Alpiarça vai fiscalizar consumo de álcool  dos funcionários municipais

O regulamento está a ser elaborado pelos serviços da autarquia.

A Câmara Municipal de Alpiarça vai passar a controlar os consumos de álcool dos seus funcionários. O início do procedimento de elaboração do Regulamento Interno de Prevenção e Controlo do Consumo Excessivo de Álcool foi aprovado por unanimidade na reunião camarária de 6 de Março. O objectivo é actuar numa perspectiva de prevenção, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, segundo explicou o presidente do município, Mário Pereira (CDU).
Nos espaços públicos da autarquia existem “dois ou três” casos de pessoas que “com alguma regularidade” abusam no consumo de álcool e que estão devidamente identificadas e “controladas”. “Não se pretende que seja um método de punição para os trabalhadores, pretende-se que seja uma forma de contribuir para os alertar para os excessos, até mesmo por questões de saúde”.
O regulamento está numa fase inicial e para concretizar o documento vão ser ouvidas as estruturas sindicais. “Esta é uma área sensível, porque mexe com os hábitos culturais das pessoas, mas, sobretudo na administração local, vai passar a ser mexida”, acrescentou o autarca.
No regulamento vai constar a quantificação da taxa limite, bem como sanções aos trabalhadores, mediante o grau de alcoolemia que possam vir a apresentar. Em situações extremas o funcionário pode mesmo arriscar-se a perder o posto de trabalho. “Apesar de já existir uma lei geral sobre este tema, o que pretendemos fazer é um reforço interno”, enquadrou o vereador João Pedro Arraiolos.

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