
Ocupações ilegais nos prédios inacabados no Campo Infante da Câmara
Câmara de Santarém já solicitou aos bancos donos dos edifícios para tomarem medidas
Algumas famílias em situação precária estão a viver em prédios inacabados situados no Campo Infante da Câmara, em Santarém, uma situação que já está identificada pelo município e pelas autoridades. Na última reunião de câmara, o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves (PSD), disse que já foram contactadas as entidades bancárias proprietárias desses imóveis para que tomem as “medidas necessárias”, mas aparentemente sem sucesso. O autarca diz que vai insistir e que se não houver alteração ao actual cenário nos tempos mais próximos terá que ser o município a actuar, não especificando de que forma.
Ricardo Gonçalves deu essas informações em resposta a questões colocadas pelo vereador socialista Rui Barreiro, que falou nessas “ocupações ilegais” e mencionou ainda o aumento significativo de pessoas sem-abrigo em vários pontos da cidade. O autarca do PS quis saber que medidas estão a ser tomadas face a essa situação, referindo que o direito à habitação está consagrado na Constituição da República.
Quanto aos sem-abrigo, o presidente do município referiu que o concelho tem uma rede social bem organizada de que se deve orgulhar e que tem trabalhado muito essas questões. Considerou ainda que o facto de Santarém ser a maior cidade da região e capital de distrito pode exercer uma maior atractividade sobre pessoas em situação precária oriundas de outras zonas.
