uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Salvaterra quer fim das passagens de nível nas Janeiras

Solução defendida passa pela supressão dessas travessias e construção de um viaduto.

O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio (PS), defende que a passagem de nível de Janeiras de Baixo seja desnivelada e que a de Janeiras de Cima seja encerrada, com a salvaguarda que a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) crie um caminho pavimentado para ligar as duas povoações. O autarca já enviou uma missiva ao presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, João Oliveira, a defender essa solução e tentando cativá-lo para a causa.
Segundo Hélder Esménio, depois da passagem de nível das Janeiras de Baixo ter sido palco, em pouco tempo, de alguns acidentes, um deles fatal, o local passou a ser considerado de nível crítico, tal como refere a legislação em vigor. “O presidente da junta está a pensar marcar uma assembleia de freguesia para discutir a matéria e vamos aguardar”, adiantou o presidente do município na última reunião do executivo municipal, afirmando que, se a junta não aceitar o desnivelamento da passagem de nível de Janeiras de Baixo, manterão a exigência no que diz respeito à de Janeiras de Cima.
Recorde-se que, em Agosto de 2018, O MIRANTE noticiava que alguns moradores do concelho de Salvaterra de Magos estavam contra a eventual eliminação das passagens de nível em Janeiras de Baixo, Janeiras de Cima, Corços (Salvaterra de Magos) e Fajarda (Coruche), no âmbito de um projecto da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), e pediam a instalação de cancelas automáticas.
Na altura, o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, explicava que o projecto de modernização da linha ferroviária previa o aumento de tráfego de composições e pretendia diminuir o número de acidentes”. Por isso estava previsto que as passagens de nível de Janeiras de Baixo e Janeiras de Cima fossem suprimidas e substituídas por uma única passagem superior a ser construída no local onde está actualmente a passagem de nível das Janeiras de Baixo, adiantava ao nosso jornal.
Acidente trágico em Janeiro
Foi em Janeiro deste ano que a passagem de nível registou um dos seus acontecimentos fatídicos. Ivone Fonseca, 75 anos, de Foros de Salvaterra, concelho de Salvaterra de Magos, morreu após o jipe em que seguia ter sido abalroado por um comboio que transportava tintas, na passagem de nível de Janeiras de Baixo. A idosa, proprietária de uma casa de acolhimento de idosos em Foros de Salvaterra, deslocava-se à Glória do Ribatejo para ir buscar uma funcionária quando ocorreu o abalroamento.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido