uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mercados diários continuam a funcionar mas com limitações

Municípios de Santarém, Tomar, Entroncamento, Rio Maior, Vila Franca de Xira e Coruche mantêm esses espaços abertos.

Vários municípios do distrito de Santarém decidiram manter aberto o mercado diário cancelando os que mantêm uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal mas com limitações para prevenção da Covid-19.
A Câmara de Santarém decidiu que vai manter o mercado diário aberto advertindo os vendedores de que este será encerrado caso não sejam cumpridas as normas afixadas à entrada, como o cumprimento da distância entre bancas e entre vendedores e compradores, só sendo permitida a entrada de um máximo de cinco pessoas, aguardando as restantes no exterior.
Cristina Casanova, vereadora do executivo escalabitano com o pelouro dos mercados, disse que elementos da protecção civil já instruíram os vendedores sobre as regras de higiene a que estão obrigados bem como sobre o uso de luvas. “O cumprimento das normas será supervisionado por dois funcionários, os quais têm ordens para, caso exista qualquer incumprimento, o espaço ser encerrado”, disse a autarca.
No caso de Tomar, o município decidiu que, “até nova avaliação”, o mercado municipal estará aberto às terças e quintas-feiras (das 7h00 às 14h00) e às sextas-feiras e sábados (das 6h00 às 15h00), nomeadamente o controlo do número de pessoas no interior do edifício.
Foi cancelado o mercado semanal, que se realiza habitualmente à sexta-feira na área envolvente do edifício do Mercado Municipal (zona de estacionamento, praceta e telheiros) e no parque de estacionamento frente ao cemitério de Santa Maria dos Olivais “pelo que não haverá qualquer agente económico a operar naquele espaço”.
O município tomarense decidiu ainda manter o mercado grossista a funcionar às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17h00 às 22h00, “de forma a garantir os abastecimentos a retalhistas, associações, restaurantes e Instituições Particulares de Solidariedade Social”, afirma uma nota desta autarquia.
A Câmara do Entroncamento vai igualmente manter o mercado diário em funcionamento, limitando o acesso, com indicação de que as pessoas devem manter um espaçamento de cerca de um metro entre si. Aos sábados o acesso dos clientes ao espaço do mercado diário será efectuado apenas pelo portão da Praça Salgueiro Maia.
A Câmara de Rio Maior decidiu manter o mercado diário da cidade em funcionamento, “por se tratar de um espaço importante para a distribuição de bens alimentares à população”, tendo sido instalados no local meios para higienização das mãos dos visitantes, bem como distribuídos kits de protecção aos comerciantes com máscaras, luvas e desinfectantes para o espaço e determinadas restrições de acesso.
O município suspendeu o Mercado Mensal da cidade, que se realiza junto ao Pavilhão Multiusos, a Feira de Velharias e Antiguidades, que se realiza mensalmente no Jardim Municipal, e decidiu não conceder “quaisquer licenças para ocupação de espaço público destinadas a eventos e outras”.
A Câmara de Coruche decidiu igualmente manter o mercado municipal aberto, mantendo os vendedores habituais, que estão obrigados a cumprir “as normas dos estabelecimentos comerciais/bancas, sendo responsabilidade de cada vendedor o acesso aos mercados fornecedores”.
O Parque de Mercados e Feiras encontra-se encerrado tendo sido já anunciada a medida de não se realizar o mercado mensal, previsto para o próximo dia 28, afirma uma nota do município, a qual salienta que “estas medidas são avaliadas diariamente em função do estado de alerta do país”.
Nos outros municípios do distrito que responderam à agência Lusa não existem mercados diários.

Consenso para manter mercados abertos em Vila Franca de Xira
Os mercados municipais de Vila Franca de Xira também vão continuar a funcionar porque, considera o município, são alternativas essenciais aos supermercados para a população continuar a ter acesso ao abastecimento de bens alimentares de primeira necessidade, como a carne e o peixe. Mas estão em vigor restrições, sobretudo, ao nível da ocupação máxima permitida em determinados momentos.
Alberto Mesquita, presidente do executivo, explicou na última semana em reunião pública do executivo que a decisão de manter os mercados abertos foi discutida com os presidentes de junta e que houve consenso na matéria. Os mercados permitem, destacou o autarca, encontrar produtos que já não se encontram nos super e hipermercados com facilidade, como a carne, peixe e legumes frescos, sendo um escape importante às filas que se encontram actualmente nesses estabelecimentos.
Às sextas e sábados, os dias de maior fluxo de clientes, o espaço que tem uma lotação máxima de 100 pessoas passará a comportar apenas 50 e vão ser fechadas três das quatro entradas do espaço, ficando uma pessoa a controlar as entradas da única porta disponível, à semelhança do que já acontece nos supermercados.
No mercado de Alhandra às quintas-feiras e sábados só serão permitidas 35 pessoas de cada vez no interior do espaço. No mercado abastecedor da Castanheira do Ribatejo às quartas-feiras e aos domingos só poderão entrar 80 pessoas. Nos restantes mercados o município considera não ser necessário impor restrições, mas as medidas serão alvo de avaliação constante consoante a epidemia de Covid 19 evoluir.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido