Guarda Rios

Ele há vírus difíceis de curar
Em Vila Franca de Xira, apesar dos apelos da câmara para a população respeitar os horários de deposição dos lixos, muita gente ignora e continua a deitar fora tudo quanto lhe apetece, onde e quando lhe apetece. Parece que pior que o vírus da pneumonia é o vírus da... estupidez!!.
Guarda Rios | 31-03-2020


Ainda fica tudo infectado
O presidente da Câmara de Azambuja, Luís de Sousa, disse que, se as empresas de telecomunicações não retirarem os cabos que têm andado a pendurar, ao longo dos anos, nas paredes dos edifícios e que desfeiam o centro urbano da vila será a autarquia a fazê-lo. O Guarda-Rios aplaude a decisão mas deixa um alerta. Se calhar é melhor esperar mais uns meses. Com toda a gente em casa a usar a Internet, se calha alguma coisa correr mal não há quarentena que o livre de ter o gabinete e a sala de reuniões cheia de gente a protestar... e lá se vai a distância social recomendada pela Direcção-Geral de Saúde.
Guarda Rios | 30-03-2020


As mulheres e os dentes cerrados da administração dos CTT
O Bloco de Esquerda liderou uma interpelação ao Governo no dia 12 de Março, a propósito da qualidade de serviços dos CTT e do contrato de concessão que acaba no final de 2020. O debate foi agitado e a deputada do BE, Mariana Mortágua, foi a parlamentar do dia com um discurso contundente que deve ter deixado a administração dos Correios com os dentes cerrados de raiva. Mariana Mortágua não poupou o antigo presidente dos CTT, Francisco Lacerda, que saiu em Maio de 2019 com um ordenado anual de quase um milhão de euros. O Guarda-Rios tomou boa nota do facto de terem sido quatro mulheres a dirigirem a mesa da Assembleia da República, entre elas a primeira secretária da mesa, Maria da Luz Rosinha, que ao lado de Edite Estrela deu voz de comando aos parlamentares. Ferro Rodrigues bem pode ficar em casa a passear os animais de estimação e a escrever as suas memórias. Quem sabe nessa altura os CTT ainda entreguem correspondência a tempo e horas.
Guarda Rios | 29-03-2020


Efeitos colaterais do gel
A última reunião pública do executivo da Câmara de Vila Franca de Xira foi realizada já com medidas restritivas por causa da pandemia, incluindo maior espaçamento entre cadeiras e limites à entrada de público. Ao entrar no salão nobre o presidente do executivo, Alberto Mesquita, ao invés de cumprimentar todos como habitualmente, optou por borrifar gel desinfectante pelas mãos dos presentes. Uma medida que gerou sorrisos e que parece ter desinfectado também a oposição, que se mostrou anormalmente de acordo com as propostas do autarca durante o resto da sessão....
Guarda Rios | 28-03-2020


No alcatrão é que ele não entra!!
As pessoas que, um dia destes, aguardavam fora do hipermercado Tágides Park, na Póvoa de Santa Iria, a sua vez para entrar, alinhavam-se ao longo da estrada. Estaria o passeio contaminado?.
Guarda Rios | 27-03-2020


Fica sempre qualquer coisinha por fazer??
A Junta de Freguesia de Alverca avançou na última semana com acções de desinfecção das ruas e vários espaços públicos por causa do coronavírus. Em alguns locais a desinfecção esteve a ser feita nos passeios e junto a estacionamentos mas o Guarda-Rios lamenta que não tenha sido alargada às viaturas. Se era para desinfectar...era para desinfectar!!.
Guarda Rios | 26-03-2020

Não há quem os cale!
Os tempos que correm são de emergência de saúde nacional mas há problemas que os cidadãos continuam a enfrentar diariamente que precisam de respostas e desenvolvimentos. É o caso do novo aeroporto de Lisboa, que continua a ser disputado entre Alcochete e Montijo e não há vírus que cale os defensores de um e outro projecto, mesmo numa altura em que a maioria dos aviões está no chão. Resta saber se será feita uma pausa no assunto quando se acentuar a crise económica que se avizinha, como aconteceu há dez anos, ou se a coisa vai continuar dado que os “aeroporteiros” podem ter ficado imunizados nessa altura.
Guarda Rios | 25-03-2020
Não venham, não venham!!
Nas redes sociais os moradores de Alverca estão a pedir às pessoas que não residem habitualmente na cidade para ficarem onde estão. Apesar de já terem sido confirmados vários casos de infecção por coronavírus na cidade, o que só por si seria motivo para ninguém ir para lá nesta altura, os ‘facebookianos’ não se fiam e acrescentam mais argumentos, aproveitado para carregar nas tintas e puxar umas orelhas a quem tem responsabilidades na gestão. Dizem que em Alverca é só mato, casas velhas com fibrocimento nos telhados, jardins repletos de cobras e que por lá pastam javalis. E ainda acrescentam que há carradas de aranhas, carraças e piolhos. Uma lista de alto lá com ela.
Guarda Rios | 25-03-2020