uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Que daqui a um ano nos encontremos todos bem e  a celebrar o nosso feriado”
Ricardo Gonçalves

“Que daqui a um ano nos encontremos todos bem e  a celebrar o nosso feriado”

O MIRANTE pediu um depoimento ao presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, no dia em que o concelho celebra o seu feriado municipal em circunstâncias excepcionais devido ao surto do novo coronavírus.


Hoje em Santarém devíamos estar em festa, é o nosso feriado municipal, dia de evocar o nosso padroeiro S. José, e dia de muito afecto em família para celebrar o Dia do Pai.
Infelizmente, vivemos hoje uma situação sem precedentes, a ameaça global da pandemia Covid-19 chegou rápido sem que a sociedade, as instituições e as nossas famílias estivessem preparadas para tão grande ameaça.
Estamos todos literalmente em guerra contra um inimigo invisível, que ainda desconhecemos como atua, na maioria das vezes. Mas uma coisa tenho a certeza: estamos todos unidos e vamos todos ficar bem.
Não é a primeira vez que Portugal enfrenta uma grande adversidade e sempre que o fizemos, os portugueses com a sua ímpar força de vontade, souberam encontrar o caminho para vencer os desafios, por mais difíceis que fossem.
Há momentos que definem uma geração e este é o momento da nossa geração enfrentar um desafio que não será resolvido facilmente, nem num curto espaço de tempo, mas tenho a certeza que será vencido por todos.
Como sabem, em Santarém já accionámos o nosso Plano de Contingência e o Plano Municipal de Emergência e de Protecção Civil. Desde há algum tempo tivemos que tomar medidas difíceis e provavelmente teremos de tomar outras, no âmbito do Estado de Emergência Nacional decretado ontem.
Apesar deste cenário negativo quero, enquanto presidente da Câmara Municipal de Santarém, transmitir-vos uma palavra de esperança. Esperança que esta crise, como todas as crises, passará e que a forma como todos a suportaremos dependerá da nossa capacidade de resiliência, da nossa união, da nossa responsabilidade e do nosso querer.
É meu dever, é nosso dever, é dever das nossas famílias respeitar e seguir as indicações e recomendações das autoridades competentes, pois só desta forma poderemos, em conjunto, ajudar os profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros, trabalhadores da higiene e limpeza, e muitos outros, que continuam a trabalhar afincadamente para que as nossas vidas possam seguir com a normalidade possível nestes tempos.
Sei que todos os escalabitanos e as suas famílias estão unidos nesta difícil missão e tenho a certeza absoluta que, no final, Santarém será apontada como um bom exemplo de dever cumprido.
Que de hoje a um ano nos encontremos todos bem e com saúde a celebrar e a festejar o nosso feriado municipal.
Um feliz e fraternal Dia do Pai para todos.
Santarém, 19 de Março de 2020
Ricardo Gonçalves.

“Que daqui a um ano nos encontremos todos bem e  a celebrar o nosso feriado”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido