uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Municípios ribatejanos estão de braços abertos para ajudar as IPSS
Autarcas da região estão prontos para ajudar as IPSS e em Vila Franca de Xira os apoios vão avançar mesmo sem as contas aprovadas em assembleia-geral

Municípios ribatejanos estão de braços abertos para ajudar as IPSS

Autarcas estão atentos à situação de fragilidade em que ficaram mergulhadas as instituições de solidariedade social por causa da pandemia do novo coronavírus. Desinfectantes, máscaras e luvas são as principais carências.

Caso precisem estamos cá para ajudar. A mensagem é transversal às câmaras municipais de toda a região no que diz respeito a dar a mão às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que precisem de apoios e reforços financeiros nesta altura para fazer face ao agudizar das despesas agora que o país está fechado em casa por causa da pandemia do novo coronavírus.
Em Vila Franca de Xira, concelho onde existe pelo menos uma associação a passar por graves dificuldades – o Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) – Alberto Mesquita diz-se preocupado com a situação e com as possíveis quebras de receitas que as associações vão sofrer por estes dias e promete avaliar as questões de carácter social e económico das associações. Está disponível para analisar “todas as propostas de ajuda” que lhe cheguem ao gabinete e promete adiantar os apoios do Programa de Apoio ao Movimento Associativo mesmo sem as contas das associações estarem aprovadas.
Em Abrantes, o presidente do município, Manuel Valamatos, explica que ainda não recebeu qualquer pedido de ajuda por parte de uma IPSS em ruptura financeira. “A situação ainda está estável”, garante, prometendo ajudar todas as associações que precisem.
Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara do Cartaxo, confirma que também até agora ainda não recebeu nenhum SOS da parte das associações do seu concelho por terem perdido crianças nos ATL e no fornecimento de refeições escolares. “Estamos a acompanhar os casos e se houver pedidos de apoio a autarquia vai ajudar no que precisarem”, promete.

CIMT estuda posição conjunta
À data de fecho desta edição estava prevista uma reunião extraordinária da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo onde os apoios às IPSS seriam o tema central da discussão. Em causa as dificuldades que sentem em adquirir equipamentos de protecção individual e as dificuldades financeiras que o actual cenário pode causar.
Por isso, Anabela Freitas, autarca de Tomar e Pedro Ferreira, presidente de Torres Novas, dizem estar expectantes para perceber que medidas serão tomadas em conjunto nessa reunião. Anabela Freitas, que é presidente da CIMT, explica a O MIRANTE que também não recebeu qualquer pedido de ajuda das associações e sugere que em vez de apoio financeiro seja dado às associações o material de protecção que está em falta dependendo das necessidades.
E há muita coisa em falta. Em Torres Novas a rápida sondagem feita por Pedro Ferreira às IPSS do concelho revelou que mais do que dinheiro o que falta é gel desinfectante, luvas e máscaras. “Para já estas são as necessidades mais prementes”, explica.

Municípios ribatejanos estão de braços abertos para ajudar as IPSS

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido