uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PS de Ourém recusa votar ponto e sai da sala por falta de informação
Autarcas da oposição consideram que não lhes foi facultada informação para se pronunciarem em consciência

PS de Ourém recusa votar ponto e sai da sala por falta de informação

Vereadores socialistas queixaram-se de não lhes ter sido disponibilizada documentação obrigatória. Em causa estava um protocolo entre o município e a Junta de Fátima relativo à requalificação do Mercado de Fátima.

A última reunião de câmara de Ourém viveu uma situação insólita com os vereadores da oposição socialista a saírem da sala no momento em que ia ser votado um protocolo referente à requalificação do Mercado Municipal de Fátima. Os autarcas do PS consideraram que não lhes foi facultada informação suficiente para poderem pronunciar-se em consciência sobre esse ponto da ordem de trabalhos.
Em causa estava uma proposta de protocolo a assinar entre o município e a Junta de Freguesia de Fátima, que acabou por ser aprovada apenas com os votos da maioria PSD/CDS. O projecto está candidatado pela Junta de Fátima a fundos comunitários provenientes do Turismo de Portugal e representa um investimento total na ordem dos 625 mil euros. A parte do município ronda os 230 mil euros.
Em comunicado, os socialistas afirmam que “não aprovam protocolos sem conhecer os procedimentos nem onde vão ser despendidas as verbas em questão”. E referem que o executivo não disponibilizou os documentos necessários para votarem de forma consciente.
Contactada por O MIRANTE, a vereadora Cília Seixo (PS) afirma não ser a primeira vez que o executivo camarário “se esquece” de apresentar a documentação necessária, e obrigatória, para poderem proceder à votação. A autarca lamenta o facto do município estar a gastar o dinheiro público de uma forma pouco coerente e transparente, numa altura em que o país se encontra “em estado de guerra”, antecipando a crise social e económica que se avizinha.
Luís Albuquerque admitiu a O MIRANTE ser possível que os documentos apresentados não tivessem discriminados os valores e onde vão ser utilizados na requalificação do Mercado de Fátima. O presidente referiu ainda que a melhor forma de a oposição ter acesso a essas informações é dirigir-se à Junta de Freguesia de Fátima visto ter sido a junta a responsável pela apresentação da candidatura.
A proposta de protocolo para a requalificação do Mercado de Fátima vai ainda ser submetida a apreciação final na próxima Assembleia Municipal de Ourém, que ainda não tem data definida.

PS de Ourém recusa votar ponto e sai da sala por falta de informação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido