Cavaleiro Andante

Obrigado senhor presidente!!
O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, tem sido incansável a alertar a população para não sair de casa. Mas, apesar do seu afã, também parece perceber o drama dos cidadãos que sofrem por estarem presos em casa. Pelo menos foi essa a interpretação do Cavaleiro Andante ao ver o cartaz colocado nos MUPIS (Mobiliário Urbano Para Informação) existentes na cidade. Como ninguém consegue ler aquilo, a mais de dois ou três metros, os mais idosos já têm uma desculpa para quando forem interceptados por andarem na rua. Foram ler... a informação municipal!.
Cavaleiro Andante | 15-04-2020

O que é feito dos Guarda-Rios?
O rio Tejo apareceu poluído no sábado, 4 de Abril, na zona de Santarém, e também houve focos de poluição recentemente no rio Nabão e no rio Alviela. Com a população confinada em casa, e com a chuva, a poluição passa mais despercebida. O Cavaleiro Andante questiona-se sobre o que é feito dos Guarda-Rios contratados para vigiarem as águas do Tejo e o que têm feito por estes dias? Há relatórios para a Agência Portuguesa do Ambiente? Estes focos de poluição estão a ser acompanhados? Com a pandemia os Guarda-Rios estão em isolamento social? O Cavaleiro Andante deixa aqui um repto a quem de direito. A poluição deve ser combatida muito para além do efeito das fábricas de celulose.
Cavaleiro Andante | 14-04-2020
Cortar as vasas!
No sábado, 4 de Abril, a GNR encerrou um café da Tapada, concelho de Almeirim, e o proprietário e clientes vão pagar, pela violação das regras do estado de emergência. O Cavaleiro Andante concorda com a punição e também não estranha que o pessoal tenha sido mandado para casa, mesmo correndo o risco de infectar os familiares. Afinal de contas, se todos tivessem sido obrigados a permanecer, de quarentena, no café, a jogar às cartas e a desinfectarem-se com toda a espécie de álcoois que havia por lá aquilo já não era castigo, mas prémio. E que prémio!!.
Cavaleiro Andante | 12-04-2020

Afinal os semáforos da ponte da Chamusca servem para alguma coisa
Os semáforos instalados há anos nos acessos à ponte sobre o Tejo que liga os concelhos da Chamusca e da Golegã continuam sem funcionar, continuando por desvendar por que carga de água foram lá colocados se nunca estão ligados. Dinheiro deitado à rua, à boa maneira portuguesa. Felizmente há sempre alguém que consegue tirar partido das coisas aparentemente inúteis e o poste foi aproveitado para afixar publicidade. Neste caso a uma corrida de touros que se devia ter realizado a 28 de Março e que também foi engolida na onda de cancelamentos do coronavírus. E, agora, além de um poste inútil juntou-se um cartaz obsoleto para compor o ramalhete….
Cavaleiro Andante | 11-04-2020


Ver para crer, como São Tomé
Numa altura em que as boas notícias não abundam a Câmara de Santarém anunciou em comunicado que as há muito aguardadas obras na Igreja de São João do Alporão podem avançar, depois do Tribunal Administrativo de Leiria ter dado razão à autarquia numa acção de impugnação do concurso interposta por uma empresa concorrente. O comunicado do município saiu a 1 de Abril, Dia das Mentiras, e o Cavaleiro Andante ficou de pé atrás, não fosse alguém andar a brincar com assunto tão delicado. Mas afinal parece que é mesmo verdade, embora os mais cépticos (onde o Cavaleiro se inclui) só acreditem mesmo quando virem as obras feitas.
Cavaleiro Andante | 10-04-2020

Idiotice... motorizada!!
No Entroncamento um homem de 71 anos foi apanhado, na sexta-feira, 3 de Abril, a conduzir um quadriciclo, roubado há doze anos. Para além de violar o dever de permanecer em casa, o infractor pertence ao grupo de risco, por ter mais de 70 anos e, além disso, teve o desplante de andar a acelerar num veículo que consta de uma lista de veículos procurados, sem chapa de matrícula. E tudo isto numa altura em que a polícia anda mais activa. Ou seja, nem em tempo de pandemia deixa de haver fenómenos naquela terra.
Cavaleiro Andante | 09-04-2020

Lá se foi a comezaina
O cancelamento da edição de 2020 da Feira Nacional de Agricultura, que devia decorrer em Santarém em Junho próximo, foi seguramente uma má notícia para muita gente pelas mais diversas razões. Uma delas é que não havendo feira não há inauguração oficial, momento em que a extensa comitiva de convidados (e os inevitáveis penetras) se deliciava com os variadíssimos produtos tradicionais de todo o país. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que o diga. Ele que, como mais alto magistrado da nação, fez questão de dar o exemplo na edição do ano passado no que toca à comezaina e ingestão dos respectivos acompanhamentos líquidos. A vingança está já marcada para 2021 e, como convém nestas situações, deve servir-se fria ou mesmo geladinha....
Cavaleiro Andante | 08-04-2020
