Águas do Ribatejo investe na substituição de condutas para reduzir perdas
Estão a ser substituídos cerca de cinco quilómetros de condutas em Santo Estêvão, Fazendas de Almeirim e Ulme.
A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo está a substituir condutas e ramais nas redes de abastecimento de água de Santo Estêvão (Benavente), Fazendas de Almeirim (Almeirim) e Ulme (Chamusca). Os trabalhos em curso visam reduzir as perdas de água eliminando condutas em fibrocimento que estavam no fim do seu período útil de vida. A empreitada foi adjudicada à empresa Lusosicó Construções pelo valor de 309.564 euros, contando com financiamento da União Europeia.
Em Santo Estêvão a obra implica a substituição de 2.500 metros de condutas. Em Ulme serão substituídos 1.000 metros de condutas e em Fazendas de Almeirim, no Bairro da AMCOFA (Associação Moradores Camponeses e Operários de Fazendas de Almeirim), haverá 750 metros de novas condutas em polietileno de alta densidade, um material resistente, de alta durabilidade (40-50 anos) e facilidade de instalação.
Segundo o presidente do conselho de Administração da Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira, as obras, “com um horizonte temporal alargado”, inserem-se num plano de combate às fugas e perdas de água a ser implementado pela empresa nos municípios que abrange (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas).
“Apesar das melhorias verificadas ainda se perde 30% da água produzida e tratada com custos ambientais e financeiros que urge reduzir”, explica o administrador que é também presidente da Câmara Municipal de Coruche.