uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Trabalhadores da fábrica Mitsubishi no Tramagal em lay-off

Trabalhadores da fábrica Mitsubishi no Tramagal em lay-off

Administração da MFTE justificou medida com o período de mitigação da Covid-19 e com a falta de matéria-prima para a montagem dos camiões.

Os cerca de 400 funcionários da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) em Tramagal, concelho de Abrantes, foram no dia 1 de Abril enviados para casa em regime de lay-off até, pelo menos, 19 de Abril. A aplicação da medida excepcional foi discutida com os trabalhadores tendo a administração da MFTE justificado com o período de mitigação da Covid-19 e com a falta de matéria-prima para a montagem dos camiões.
Segundo Valter Ferreira, coordenador regional da União de Sindicatos/CGTP-In de Santarém, a medida vai ter como consequência o facto de os trabalhadores terem direito durante este período apenas a 2/3 da remuneração habitual. “Esta situação exige um esforço de todos a nível nacional, da Segurança Social, do Governo e dos trabalhadores no sentido de preservar os postos de trabalho, e esperemos que no final de tudo isto não tenhamos mais esta perda”, afirmou.
A administração da MFTE explicou que a laboração continua suspensa e confirmou que avançou para o lay-off até haver normalização da situação. O lay-off simplificado, que permite a redução temporária do período normal de trabalho ou a suspensão de contrato de trabalho, entrou em vigor na semana passada sendo uma das medidas excepcionais aprovadas pelo Governo para manutenção dos postos de trabalho no âmbito da crise causada pela pandemia da Covid-19.
Através do mecanismo lay-off os salários dos trabalhadores são em parte suportados pelo Estado evitando que as empresas façam despedimentos. A fábrica da MFTE já havia suspendido a produção automóvel no dia 23 de Março por duas semanas, uma medida que se prolongaria até 5 de Abril para prevenir a expansão do coronavírus.
A fábrica da MFTE em Tramagal é o centro de produção da FUSO na Europa e emprega cerca de 400 trabalhadores directos, integrando a Daimler Truck, a maior construtora mundial de veículos pesados. No ano passado a empresa facturou cerca de 222 milhões de euros sendo considerado a maior exportadora do distrito de Santarém.

Trabalhadores da fábrica Mitsubishi no Tramagal em lay-off

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido