uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarquias criam bolsas de voluntariado para ajudar os mais vulneráveis
Rede de solidariedade cresce em toda a região para responder à crise da pandemia que afecta sobretudo a população envelhecida e famílias carenciadas

Autarquias criam bolsas de voluntariado para ajudar os mais vulneráveis

Municípios da região estão a mobilizar ajudas para a população idosa, famílias carenciadas e instituições sociais criando redes de voluntários. Em Tomar, Ourém, Azambuja, Cartaxo ou Salvaterra de Magos qualquer um pode juntar-se à onda de solidariedade em tempos de pandemia.

Jovens, escuteiros, trabalhadores em lay off e funcionários públicos cujos serviços se encontram encerrados disponibilizam-se para fazer chegar ajuda a idosos, famílias com carências económicas ou em isolamento e prestar apoio em lares e instituições sociais que possam vir a precisar de reforços. Mostram que não há vírus que trave a solidariedade e juntam-se às bolsas de voluntariado criadas pelos municípios da região para fazer frente às dificuldades trazidas pela Covid-19.
Em Azambuja, a câmara procura pessoas maiores de 18 anos, para entregar alimentos a idosos, pessoas em quarentena e a famílias desfavorecidas a quem já prestavam apoio uma vez que há funcionários que por serem de grupos de risco foram dispensados. Ao movimento juntaram-se até agora 16 voluntários sobretudo jovens e escuteiros.
Segundo a vereadora com o pelouro da Acção Social de Azambuja, Sílvia Vítor, mais de três dezenas de famílias já pediram ajuda. “São sobretudo situações de carência alimentar. Estamos a entregar nas casas destas pessoas refeições prontas, cabazes de alimentos e a distribuir vales de compra de carne e peixe”, explica. A autarca acrescenta que a população mais idosa é a franja populacional que mais tem recorrido a esta ajuda por viver em situação de isolamento e sem suporte familiar.
Em Tomar, a bolsa de voluntários criada pelo município arrancou a 31 de Março e já reúne meia centena de pessoas prontas para desempenhar tarefas como ir às compras e entregar refeições e medicamentos ao domicílio. “Além dos voluntários, as juntas de freguesia e trabalhadores do município também estão a operar neste sentido”, destaca a presidente de câmara, Anabela Freitas.
Em Ourém, são até agora quatro dezenas os que responderam ao apelo lançado pelo município para “levar alimentos a quem está isolado, fazer compras e eventualmente substituir funcionários de lares de idosos”, revela a O MIRANTE o líder da autarquia, Luís Albuquerque. Para já são sobretudo funcionários da autarquia que por causa da pandemia viram os seus serviços encerrados, mas a expectativa, sublinha o autarca, é que mais se possam juntar ao movimento.
Também o Cartaxo criou, a meio de Março, uma bolsa de voluntariado que reuniu até agora 20 inscritos, visando garantir a toda a comunidade o acesso a medicamentos, alimentos ou outros bens de primeira necessidade. A vereadora da Acção Social, Elvira Tristão, diz que seis voluntários foram já destacados para prestar auxílio às três dezenas de migrantes que testaram negativo à Covid-19, mas por precaução vão continuar em isolamento nos dois centros de quarentena criados pelo município.
Nestas redes solidárias, cada um pode escolher as tarefas que se propõem a realizar, dentro do que é pedido. “Na maior parte dos casos, as pessoas mostram-se disponíveis para apoiar em todas”, refere Elvira Tristão, acrescentando que qualquer um, entre os 18 e os 60 anos, pode juntar-se a esta causa. Opinião diferente tem o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, reconhecendo alguma dificuldade na angariação de voluntários para substituir funcionários de lares de idosos em caso de necessidade. “Não é fácil as pessoas aceitarem uma missão dessas e voluntariarem-se”, pois vão correr riscos de contágio. Este município está também a arrancar com uma bolsa de voluntariado e a apelar à adesão.
A Câmara de Mação também solicita a todos os voluntários que estão inscritos no Banco Local de Voluntariado do município que entrem em contacto com a autarquia. O objectivo é fazer voluntariado junto da população de risco, nomeadamente, lares de idosos, em colaboração com as IPSS que necessitem de voluntários para apoio logístico, enfermagem, limpezas entre outros..

Autarquias criam bolsas de voluntariado para ajudar os mais vulneráveis

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido